Na última semana, de 19 a 21 de junho, Fortaleza foi palco do XVIII Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom 2024). A abertura oficial do evento aconteceu na noite de quarta-feira, 19/6, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), trazendo uma reflexão sobre os impactos das tecnologias na sociedade contemporânea.
A Justiça Federal no Ceará (JFCE) apoiou o evento e esteve representada na cerimônia de abertura pela diretora do foro, juíza federal Gisele Sampaio. O congresso contou com a participação de assessores de comunicação de diversas instituições do Sistema de Justiça, promovendo um ambiente de troca de experiências e boas práticas.
Durante a manhã de sexta-feira, 21/6, 13 profissionais de assessorias de comunicação de Tribunais Regionais Federais, Seções Judiciárias e do Conselho da Justiça Federal (CJF) se reuniram na sede da JFCE. O encontro setorial teve como objetivo compartilhar boas práticas e experiências.
Programação e Debates
O evento promoveu oficinas, palestras e mesas redondas. A conferência de abertura foi conduzida pelo jornalista e escritor Pedro Doria, que abordou a temática “Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial”. Doria destacou a evolução das redes sociais e os impactos das inteligências artificiais no tecido social e político.
Homenagens e Encerramento
Durante a cerimônia de encerramento do Conbrascom 2024, a JFCE, entre outras instituições, foi homenageada com um troféu do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, reconhecendo a cidade-sede do evento.
Conbrascom
O Conbrascom é uma realização do FNCJ, entidade composta por profissionais de comunicação de órgãos do Poder Judiciário, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e associações afins. O congresso tem como missão colaborar para a construção de instituições mais democráticas e efetivas, onde a comunicação esteja a serviço do cidadão.
A edição de 2024 do Conbrascom reuniu 260 profissionais de comunicação de 115 diferentes instituições do Sistema de Justiça de todas as regiões do país, consolidando-se como um espaço fundamental para o debate e a melhoria contínua da comunicação organizacional.