A Justiça Federal no Ceará (JFCE) deu um importante passo para aprimorar a sua governança com a realização do curso de Gestão por Objectives and Key Results (OKR’s) e Execução da Estratégica para o Poder Judiciário Federal, concluído nesta última sexta-feira, 11/10.
O evento, composto por aulas presenciais e mentorias individualizadas por núcleo, reuniu gestores de todos os núcleos administrativos da Seção Judiciária, sob a orientação de Francisco Adeilton de Araújo Rodrigues, diretor da 34ª Vara Federal, especialista em gestão por OKRs e em business intelligence.
A metodologia OKR, amplamente utilizada por gigantes corporativos globais, foi o eixo central do curso, juntamente com temas periféricos ligados à cultura organizacional, liderança, alinhamento estratégico, gerenciamento contínuo da qualidade, dentre outros que constituíram uma abordagem multidirecional e estratégica para orientar a JFCE.
De maneira direta, os gestores das unidades participantes foram orientados a definir objetivos claros, estabelecer resultados-chave, mensurar esses resultados, além de desdobrar os OKRs aos níveis táticos e operacionais, delegar responsabilidades, realizar gerenciamento contínuo do trabalho, além de outros aspectos de gestão. Dessa forma, o modelo de gestão adotado pretende fomentar o engajamento entre os servidores, o alinhamento cultural, a concentração dos esforços em objetivos comuns, além de uma gestão orientada por dados (data driven).
“Esta formação se baseia em um modelo utilizado com enorme sucesso na Google e em outras organizações do Vale do Silício. É um importante instrumento de aprimoramento do sistema de definição e acompanhamento dos objetivos e resultados, e certamente importará um grande aprimoramento da gestão administrativa da JFCE”, avaliou a juíza federal Gisele Sampaio, diretora do foro.