No mês em que se celebra o Dia Mundial do Diabetes, a Justiça Federal do Ceará une-se à campanha “24 horas pelo Diabetes”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dessa doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes afeta uma em cada 11 pessoas no mundo, sendo o Brasil o 5º país com maior incidência, contabilizando mais de 16,8 milhões de casos.
O diabetes surge devido à falta ou má absorção de insulina, o hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose no sangue, convertendo-a em energia para o organismo. A doença está associada a problemas de saúde ocular, como a retinopatia diabética, que compromete os vasos sanguíneos da retina. Caso não seja tratada adequadamente, pode resultar na perda parcial ou total da visão, sendo que as pessoas com diabetes apresentam um risco 25 vezes maior de sofrer tal consequência.
No dia 25 de novembro, a partir das 9h, o CBO realizará a maratona online “24 horas pelo Diabetes”, englobando diversas ações que abordarão a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce. O evento incluirá palestras com oftalmologistas, debates, entrevistas, reportagens informativas sobre controle e tratamento, esclarecimento de mitos e verdades, orientações de saúde, atividades esportivas, entre outras atividades.
A iniciativa também contemplará mutirões de atendimento realizados em diversas cidades do país, oferecendo exames para o diagnóstico da retinopatia diabética. Para obter mais informações sobre a campanha, visite o site oficial. A maratona será transmitida pelo canal oficial do CBO no YouTube.