Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal -PNC e proporciona, além do aprimoramento da capacidade técnica, a interação dos servidores das diversas Varas Federais do estado
Nesta semana, o edifício da Justiça Federal recebeu a visita de servidores das Varas Federais de todo o estado do Ceará. O motivo é o início do calendário de treinamentos do ano de 2011. O curso que inaugurou com sucesso o calendário foi o de “Direito Processual Civil: procedimento ordinário e cumprimento de sentença” sob a coordenação do Professor Francisco Otoni de Queiroz Moura e presença de servidores das Varas Federais de todo o estado. As aulas aconteceram na Sala de Treinamento 02, no 15º andar do edifício-sede da Justiça Federal, no período de16 a 18 de fevereiro de 2011.
Treinamentos deste porte trazem inúmeros benefícios para a qualidade do serviço jurídico à população e capacidade técnica dos servidores do judiciário.
Em um pequeno intervalo para o café, encontramos nos corredores do 15º andar do edifício-sede, o Diretor de Secretaria da Vara de Quixadá, Francisco Antonio Rodrigues Pereira. Na breve conversa, ele destacou dois aspectos importantes na realização destes treinamentos: A reciclagem dos servidores veteranos e a oportunidade de aprendizado dos novos servidores. “Além do contato com outros setores da Justiça Federal, há um intercâmbio primordial de experiências entre os veteranos e os novos servidores, com exposição de casos concretos, melhorando assim o trabalho”.
Entusiasmado com a oportunidade, ele ainda revelou boas idéias que enriquecem ainda mais as Varas Federais do interior. “É importante também, levar esse conhecimento à população para sanar dúvidas acerca do judiciário”, complementa Francisco.
Robson Martins Lopes, da 23ª Vara de Quixadá acrescenta que “para os novos servidores é uma oportunidade única de conhecer o funcionamento da organização”. Ele comenta a importância destes cursos estarem presentes também nas Varas do interior. “Muitos servidores não podem comparecer”.
Cristiana Capistrano de Teixeira, Supervisora do Juizado Especial Federal, em Iguatu, elogia a iniciativa e entende estes encontros como muito importantes para a formação do servidor. “Ajudam a entender melhor o que fazemos na prática. Os cursos também favorecem a integração entre colegas de outras varas. A gente acaba trocando idéias, experiências, levando para o nosso dia-a-dia procedimentos que facilitam nosso trabalho”.
Alex Cavalcante Limão, Diretor de Secretaria da Vara Federal de Crateús, que há 22 anos é servidor da Justiça Federal, ressalta que estes treinamentos são importantes não só para atualização dos servidores, mas também para a interação entre os vários servidores do estado.
Lafayette Lavor, Diretor do Núcleo de Recursos Humanos da Justiça Federal explica que estes são cursos de reciclagem e aperfeiçoamento dos servidores para prestar melhores serviços aos jurisdicionados. “Os cursos são escolhidos de acordo com levantamentos sobre as necessidades de aprimoramento em áreas específicas e atende as súplicas dos servidores do interior de capacitação e consequentemente, adicionais de qualificação”.
Em um segundo momento, os servidores fizeram parte do curso “Gestão Aplicada de Processo Judicial”, coordenado pela Diretora da Secretaria da 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte, Raquel Rolim Pereira Galvão de Melo. O treinamento, realizado de 21 a 23 de fevereiro, teve como objetivo a gestão processual e a duração razoável dos processos e da qualidade. Com foco na gestão da qualidade do usuário do serviço público.
O curso contempla ainda como estratégia, o atendimento ao cliente externo e interno – incluindo a imprensa como um dos parceiros ligados ao sucesso dos serviços organizacionais.
As ações de capacitação fazem parte das diretrizes do Programa Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal – PNC e tem como meta principal proporcionar o aprimoramento dos conhecimentos dos servidores da Justiça Federal, considerando a autonomia e as diversidades regionais.