Fruto de um trabalho integrado entre o Tribunal Regional Federal da 5ª Região e as Seções Judiciárias vinculadas, e com o objetivo de construir um Judiciário mais acessível e inclusivo, foi produzido e recebido pelo Foro da Justiça Federal no Ceará, o Relatório da I Semana de Acessibilidade e Inclusão da JF5 (realizada entre os dias 21 e 23 de setembro), assim como a Carta Aberta – Manifesto Sobre Inclusão e Acessibilidade na Justiça Federal da 5ª Região.
No Relatório estão descritas as atividades realizadas na Semana de Acessibilidade e os resultados alcançados com a realização do evento. Já a Carta, resultou de uma oficina realizada na citada semana, e traz relatos e experiências de servidores(as) e colaboradores(as) com deficiência da JF5. Eles(as) apresentam reivindicações e proposições para a melhoria das condições de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no Poder Judiciário. Lembram que essa inclusão está entre os objetivos institucionais do Plano Estratégico da JF5 para o sexênio 2021-2016, tendo sido assumido o compromisso de “adotar medidas voltadas à humanização do Poder Judiciário, tornando-o cada vez mais inclusivo”.
Na Carta são apresentadas proposições para vencer barreiras ambientais, urbanísticas, dentre outras, lembrando que o capacitismo e a discriminação ainda ocorrem na jornada de trabalho dos servidores(as) e colaboradores(as) com deficiência, desde a admissão até o desempenho diário do trabalho.
Acesse a íntegra do Relatório da I Semana de Acessibilidade e Inclusão da JF5 e da Carta Aberta – Manifesto Sobre Inclusão e Acessibilidade na Justiça Federal da 5ª Região.
ACESSIBILIDADE | Escute essa matéria em áudio aqui.