Segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Liderança capacita magistrados, gestores e diretores de varas federais e profissionais da AGU, TRT e TJ-CE
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) deu continuidade às atividades da segunda turma, nesta quinta-feira (13/06), no edifício-sede da JFCE. O programa tem como característica principal a aplicação das discussões realizadas nos encontros às rotinas de trabalho das varas federais.
Além de Gestores e Diretores de Varas Federais, o diferencial desta edição é a participação de magistrados nos encontros e também de profissionais de outras instituições, como Advocacia Geral da União, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Justiça do Ceará.
O curso é ministrado pelo professor Ruy Mattos, que, de um modo geral, avalia a segunda turma como uma forma de ajuda para “consolidar o novo modelo de gestão que está se construindo para a Justiça Federal, que se caracteriza por maior sentimento de equipe, por maior participação, por ênfase no diálogo, pela descentralização, uma integração maior entre os gestores e os diretores, entre os gestores e os juízes, entre os diretores de varas e suas equipes”.
O PDL é constituído de três atividades diferentes: discussões em grupos formados em sala de aula, resolução de questionários junto às equipes de trabalho dos servidores e a formação de um grupo virtual destinado ao debate, à troca de ideias.
De acordo com Mattos, as atividades do programa, além de proporcionarem uma maior integração entre os participantes e, consequentemente, entre suas equipes, acabam se tornando uma ação importante para o usuário da Justiça Federal. “Essas três estratégias se complementam e facilitam a construção de resultados efetivos no dia a dia de trabalho, tornando o trabalho mais produtivo e mais agradável. E melhor para o usuário da Justiça. Afinal de contas, é o objetivo final de qualquer tipo de trabalho que a gente desenvolve”, conclui o professor.