Mesa Solene do evento
Nesta segunda-feira, 10 de abril, a sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE) foi palco da solenidade formal que marcou o início do exercício dos novos integrantes na direção do Foro para o biênio 2023-2025. O evento contou com a presença de várias autoridades do meio político, membros da magistratura, do Ministério Público, Defensoria e Procuradorias Públicas, da advocacia e de gestores de Universidades e órgãos Públicos.
A mesa de honra foi composta pelo Desembargador Federal Fernando Braga Damasceno, presidente do TRF5; pela vice-governadora Jade Romero; pelo vice-prefeito de Fortaleza, Elcio Batista; pela Desembargadora Federal Germana de Oliveira Moraes, vice-presidente do TRF5; além do Desembargador Federal Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho, corregedor do TRF5; do Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, presidente do TJCE; do Desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, presidente do TRT7; do Juiz Federal Alcides Saldanha Lima, ex-diretor do Foro da JFCE e atual juiz auxiliar da presidência do TRF5; da Juíza Federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara, nova diretora do Foro da JFCE; do Juiz Federal Júlio Rodrigues Coelho Neto, novo vice-diretor do Foro da JFCE; do Procurador da República Marcelo Mesquita Monte, Procurador-Chefe do Ministério Público Federal no Ceará, e; do advogado José Erinaldo Dantas Filho, presidente da OAB/CE.
Durante a cerimônia, os juízes que assumiram as novas funções na Direção do Foro assinaram simbolicamente a ata que formalizou o início do exercício de seus misteres no livro de registro próprio da instituição.
O ato, apesar do caráter público e solene, foi marcado por discursos que brindaram a plateia com estórias de vida emocionantes e dignas de respeito e admiração. Gratidão de quem cumpriu o seu papel e promessas de quem tem um caminho a trilhar foram apresentadas com singeleza e ouvidos com atenção e emoção no silêncio que se fez no grande espaço onde aconteceu o evento.
Em sua fala de despedida, Juiz Federal Alcides Saldanha Lima agradeceu a confiança nele depositada nos últimos anos, enfatizou a coletividade necessária para o trabalho na Justiça Federal e ressaltou o reconhecimento a todos com quem atuou na sua gestão. “Quis a vida que uns ciclos se fechassem e outros se abrissem, e estou aqui me preparando para outro ciclo que a vida me anuncia”, finalizou Saldanha. Na ocasião, o diretor que se despedia disponibilizou a consulta ao relatório de sua gestão do biênio 2021-2023 e, ainda, recebeu uma placa de homenagem das mãos da juíza federal Elise Avesque e da diretora do Núcleo de Gestão de Pessoas, Deive Rose Queiroz, representando a gratidão e o reconhecimento de magistrados e servidores.
Já em exercício formal, a nova diretora do foro, juíza Gisele Sampaio, emocionou a todos ao rememorar a sua trajetória na Justiça Federal, ainda como estagiária, e o sonho da magistratura, realizado anos atrás. Enfatizando a importância da família na sua caminhada, parabenizou o trabalho de juízes e juízas, servidores e servidoras da Casa, em especial, o exemplo deixado pelo juiz federal Alcides Saldanha à frente da Direção do Foro. “é esse o enorme legado que recebo e pretendo gerir, zelar e cuidar, ao lado do competente colega e amigo, Júlio Coelho, toda a valorosa equipe do administrativo e dos colegas que atuam nas numerosas frentes. Quero honrar a confiança que me foi depositada pelos colegas do TRF5”, pontuou a empossada. E, finalizando, arrematou: “o que tenho a oferecer não são títulos nem honrarias; o que tenho a apresentar é o coração, a alma e os sonhos da menina de Ipueiras e os valores que ela aprendeu com os seus pais. é a sua vontade de mudar o mundo, torná-lo mais justo, mais igualitário, um mundo onde todas as pessoas tenham acesso efetivo aos espaços e lá se sintam acolhidos”.
Ao final da cerimônia, seguiu-se um ato de distinção à participação feminina na Justiça Federal, com a apresentação do coral Vozes da Justiça entoando a canção “Maria, Maria”. A desembargadora federal Germana de Oliveira Moraes, vice-presidente do TRF5, e, até então, única magistrada a exercer a função de diretora do foro da Seção Judiciária do Ceará, enfatizou a assinatura feminina impressa na fala da Drª Gisele e felicitou, não apenas, a juíza federal, mas, toda a Justiça Federal do Ceará, por receber uma nova diretora tão bem preparada para o cargo.
Após o evento, os recém-empossados receberam os cumprimentos no salão dos magistrados, e foram rececebidos pelo quarteto de cordas Jacques Klein, que faz parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF) que apóia crianças e adolescentes carentes por meio da música e esportes.
Veja aqui fotos do evento.