Tendo em vista os frequentes casos de ameaças e atentados contra magistrados em todo o Brasil, o Conselho Nacional de Justiça prevê, na Resolução nº 104/2010, que sejam realizados treinamentos na área de segurança para agentes e magistrados. No intuito de dar cumprimento a esta determinação, a Justiça Federal no Ceará celebrou um acordo de cooperação técnica com a Federação Cearense de Tiro Esportivo, por meio do Clube de Tiro “Gun House”, que possibilitará capacitação de juízes federais e agentes de segurança em curso de segurança pessoal para situações de alto risco. “Esta iniciativa é uma das ações de capacitação na área de segurança que vem sendo oferecidas para juízes e agentes, no sentido de fortalecer a segurança institucional”, explica o Diretor do Foro da JFCE, o juiz federal Leonardo Resende Martins.
O curso será ministrado em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, de forma gratuita, pela Federação Cearense de Tiro Esportivo, dividindo-se nas seguintes áreas: Segurança Pessoal em área de alto risco; Fundamentos do Tiro; Nomenclatura Nacional e Internacional de Munições; Identificação de Alta e Baixa Pressão e Munição não Letal; Identificação de Armas; Noções de Segurança de Dignitários e Testemunhas; e Tiro Compatível com Situações de Alto Risco. “Já realizamos treinamentos para os guardas do ronda do quarteirão, para delegados e agentes”, destaca o Presidente da Federação Cearense de Tiro Esportivo, Henriqueu Davi de Lima Neto.
O convênio firmado pela JFCE e a Federação Cearense de Tiro tem como finalidade capacitar os magistrados e agentes de segurança judiciária sobre o uso responsável da arma de fogo e outros itens necessário para segurança pessoal e de terceiro.
“Vemos que a administração da JFCE teve a visão ampla de aparelhar sua equipe de segurança e juízes com a mais importante ferramenta: o conhecimento“, afirma o Presidente da Federação Cearense de Tiro Esportivo, Henriqueu Davi de Lima Neto, ao assinar o acordo de cooperação.