A juíza federal, Paula Emília Brasil, encerra o seu comando na coordenadoria dos JEFs no Ceará e a entrega ao juiz federal Thiago Mesquita, que estará à frente da função pelos próximos 2 anos. Ela exerceu o encargo no período de 2021 a 2023 e se sente marcada como profissional nessa tarefa que a ela foi confiada.
órgão competente para processar, julgar e conciliar causas de competência da Justiça Federal (JF) até o valor de 60 salários-mínimos, e também para julgar ações criminais de pequeno potencial ofensivo, os JEFs são importante vitrine da Justiça Federal, por onde tramitam o maior número de demandas, processando pedidos relacionados a benefícios assistenciais e previdenciários, empréstimos fraudulentos, demandas de estudantes, consumidores, servidores, dentre outras matérias da vida cotidiana dos cidadãos.
Ao se despedir da coordenadoria dos JEFs, a juíza federal Paula Emília revela o sentimento de dever cumprido. “Foi uma experiência significativa de aprendizado e muito rica. O coordenador deve conduzir o trabalho com abertura, uma relação de parceria. Eu pude estabelecer esse contato e senti um retorno positivo de todos. Sempre ouvi e fui ouvida e acho que levei um pouco de compreensão ao público usuário acerca dos meandros da justiça”, pondera a magistrada. Dentre as diversas realizações, realçou a participação no Fórum Interinstitucional Previdenciário, a parceria com a Justiça Estadual, com a Procuradoria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o trabalho dos atores fundamentais no processo de funcionamento do juizado: os peritos médicos e assistentes sociais.
Já o juiz federal Thiago Mesquita, continuará à frente da 19ª Vara e assume a função para um novo desafio que contempla a possibilidade de estabelecer contato e conversar com a outra ponta da relação jurídica. Para ele, “contando com a parceria dos juízes e juízas federais integrantes dos juizados especiais federais e turmas recursais, assumo a função com a expectativa de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelas coordenadorias anteriores, bem como de aprofundar a interlocução com o público dos juizados, na busca de ideias e soluções voltadas ao aprimoramento da prestação jurisdicional no âmbito do microssistema dos Juizados Especiais Federais”.
Currículo resumido
Juiz Federal desde 2012, sendo titular da 19ª Vara, com sede em Sobral, desde 2014. Atualmente, desempenha a função de Juiz Federal de cooperação da JFCE e integra o Centro Local de Inteligência da Justiça Federal. Mestrando em Direito e Poder Judiciário pela ENFAM.