Com a proposta de estabelecer um contato mais eficiente entre os Juizados Especiais Federais e a sociedade, a Coordenadora dos Juizados no Ceará, juíza Karla Miranda, recebeu na tarde de ontem, 21 de junho, a representante do Alô Idoso e Alô Cidadão, Tereza Fernandes. No encontro foram discutidas estratégias para um diálogo mais amplo com associações e entidades de apoio ao cidadão.
“Queremos promover um intercâmbio de informações com essas entidades para que haja um aprimoramento da cidadania e a população conheça o seu direito e como funciona a justiça”, afirmou a juíza. Segundo a magistrada, os juizados têm a intenção de dirimir quaisquer dúvidas e assim tornar cada vez mais fácil o acesso da sociedade ao judiciário.
Na ocasião, Tereza Fernandes entregou à juíza lista de contato de todas as entidades com as quais o Alô Idoso e Alô Cidadão se relacionam. De posse do documento, Karla Miranda firmou o compromisso de enviar informações e estabelecer parcerias. “A Justiça Federal está de parabéns, pois é a primeira a abrir as portas para um contato mais próximo com o cidadão”, reconheceu Tereza Fernandes.
Alô Idoso e o Alô Cidadão são serviços de atendimento à população criados em outubro de 1999 pelo Governo do Estado. A central telefônica recebe denúncias e tira dúvidas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, oferecendo apoio e encaminhando o cidadão para uma possível solução. Em 2004 foram cerca de 2.500 ligações e hoje as atendentes chegam receber 300 chamadas por mês pelo telefone: 0800-850022