A Juíza Federal titular da 3ª Vara, Germana de Oliveira Moraes, tomou posse na manhã de ontem, 14 de junho, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como representante da Justiça Federal de Primeira Instância. À solenidade de instalação realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu-se a primeira reunião de trabalho do Conselho, na qual foram definidos o cronograma e a elaboração do regimento interno, que terá texto final votado no próximo dia 28.
Os membros do CNJ também definiram a criação de seis comissões temporárias para colher informações sobre a situação atual do Judiciário. Essas comissões detectarão entre outras informações: como funciona o sistema de estatística dos tribunais, o grau de informatização dos órgãos do Judiciário, a eficácia e o resultado dos Juizados Especiais Estaduais e Federais e as fontes de recursos extra-orçamentários criadas pelos tribunais para financiamento de suas atividades.
O CNJ, criado pela Emenda Constitucional nº 45, promulgada em 8 de dezembro de 2004, inicia suas atividades preparando-se para cumprir suas atribuições de fiscalizar a gestão administrativa e financeira dos tribunais.O órgão, pretende assim, elaborar planejamento estratégico para melhorar a estrutura do Poder Judiciário, além de buscar soluções que agilizem a prestação jurisdicional em todo o País.