Os servidores da 14ª Vara Federal prestaram homenagem à Juíza Federal Maria Júlia Tavares do Carmo Pinheiro Nunes, em agradecimento a sua atuação à frente desse Juizado Especial Federal. A magistrada despede-se em razão de sua promoção a Juíza Titular, assumindo a partir deste ano a titularidade da 22ª Vara da Justiça Federal no Ceará, situada em Crateús.
A Dra. Maria Júlia Tavares ingressou na magistratura federal no ano de 2005, iniciando seu mister jurisdicional como Juíza Federal Substituta na Subseção de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Em 2007, passou a exercer o encargo de Juíza Federal Substituta da 14ª Vara, em Fortaleza. Participou de mutirões de julgamento de processos, foi coordenadora dos Juizados Especiais Federais da Seção de Fortaleza, organizou iniciativas para julgamento de processos através de conciliações, respondeu como Juíza da Turma Recursal deste Estado, além de outras atividades no exercício da judicatura.
Durante a comemoração, a Juíza Federal recebeu as colegas magistradas Danielle Macêdo Peixoto (20ª Vara Federal), Gisele Chaves Sampaio (19ª Vara Federal), Elise Avesque Frota (8ª Vara Federal) e Débora Aguiar da Silva Santos (26ª Vara Federal). A Dra. Gisele Sampaio, que atua em Sobral, compartilhou experiências vivenciadas no interior do Estado, com a sua titularização, e estimulou a Dra. Maria Júlia quanto à assunção de novos desafios, os quais, certamente, possibilitam o crescimento pessoal e o alargamento da percepção da humanidade no outro.
O Juiz Federal Diretor do Foro, Dr. Leonardo Resende Martins, enalteceu a firme atuação da Dra. Júlia na condução da 14ª Vara, assim como a convivência harmônica que tiveram, sobretudo para que ele pudesse desempenhar a Diretoria do Foro com tranquilidade. Salientou ainda acerca da importância da dedicação do magistrado no compromisso de levar a justiça aos mais necessitados.
O Diretor da 14ª Vara, José Alexandre, afirmou que para a realização da festa contou com a participação de todos os servidores e ressaltou que a festa não tem o propósito de comemorar a sua despedida e sim o seu sucesso. Continuou dizendo que “saudades com certeza todos sentirão, mas, o importante é que deixou em nossos corações o exemplo de profissionalismo, bondade, generosidade, simplicidade…”. Por fim, disse ainda que “a Juíza Federal, agora, Titular, carrega em si uma LUZ, como a de uma ESTRELA, que há de brilhar cada vez mais no cenário da magistratura do nosso pais”.
O trabalho da magistrada revela-se em números. Vejamos a produtividade alcançada pela a 14ª Vara Federal, do ano de 2008 a 2012: 21.736 processos julgados, 4.585 audiências realizadas, com 1.424 conciliações. Além do alcance das “metas” traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça, nos anos de 2010, 2011 e 2012.