O juiz federal Agapito Machado recusou pela 8ª vez a promoção para desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Juiz Federal mais antigo, não só da 5ª Região, mas, de todo o país, o decano da JFCE é titular da 21ª Vara (Juizado Especial da Universidade de Fortaleza) e, também, professor da UNIFOR.
Para o magistrado, “permaneço no 1º grau porque acho que tenho muito mais o que fazer em prol dos jurisdicionados hipossuficientes do que no TRF, onde já existem colegas dedicados e competentes, incluindo meu irmão Roberto Machado”.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o juiz federal e professor escreveu vários livros, entre eles: “Crime funcionais comuns” (2013), “Prática forense penal” (2013) e “Julgamento antecipado da ação penal” (2010). Foi diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí, de 1987 a 1988, e do Ceará, de 1990 a 1992, e foi, também, o primeiro presidente da Turma Recursal dos Juizados Federais da Seção Judiciária do Ceará, além de efetiva participação em numerosos eventos do mundo jurídico.