“O momento é de despedida, mas também de agradecimentos. O bastão é passado para outro e novos desafios virão”. Com essa afirmação, o Juiz Federal Alcides Saldanha Lima, titular da 10ª Vara Federal e Presidente da 2ª Turma Recursal, proferiu ao discurso em homenagem ao Juiz Federal José Parente Pinheiro, que deixou na última quinta-feira (31/03) a Direção do Foro da Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará. A solenidade de despedida do Juiz Federal José Parente Pinheiro ocorreu na quinta-feira 31/03, quando foi homenageado por Juízes Federais e Servidores da Área Administrativa da Seção Judiciária do Ceará.
Integração – união de todos
Ainda em sua palavra o Juiz Federal Alcides Saldanha ressaltou que “A nota principal do Juiz Federal José Parente Pinheiro é da conciliação, da argumentação, da reparação das arestas, das divergências em torno dos objetivos. Trabalhando para unir todos e superando as divergências”. E concluiu: “Temos a certeza de que a nova administração na pessoa de Leonardo Resende conduzirá esta atividade, que talvez seja a mais difícil da Justiça Federal, da melhor forma possível”.
Sabedoria, equilíbrio e humildade
A despedida do Juiz Federal José Parente Pinheiro foi coroada de agradáveis manifestações de apreço à sua pessoa e à Gestão Administrativa do Magistrado, no biênio abril/2009 a abril/2011.
Davi Pereira Cruz, do Gabinete da Secretaria Administrativa, representando os servidores da área administrativa da Seção Judiciária do Ceará, disse que “o que sintetiza essa administração é a conciliação, não a conciliação no sentido de baixar a guarda e resolver de qualquer jeito, mas sim a da sabedoria, do equilíbrio e da humildade”.
Em tom de reconhecimento, Davi Pereira Cruz, lembrou a todos que “nos momentos mais difíceis, que foram esses últimos meses de implantação de novas varas, tivemos a oportunidade de conviver próximo ao doutor Parente e em todos os momentos ele sempre foi otimista: ‘Vai dar certo! Nós vamos conseguir! É possível!’. Essas qualidades de sabedoria, equilíbrio e humildade é o que esperamos de um magistrado, uma pessoa que eleva o nome da Justiça. E essas qualidades estão presentes na personalidade do doutor Parente”, acrescentou.
Transparência – Diálogo – Acessibilidade
“O doutor Parente é um homem transparente, humilde, aberto ao diálogo e acessível. Um executivo completo e fico muito honrado em sucedê-lo na Direção do Foro. Assumo o compromisso de manter os projetos da Seção que estão em continuidade e me esforçarei para que não haja retrocesso nessas idéias que vem sendo consolidadas ao longo, não só da gestão do Parente, mas das que antecederam”. Assim foram as palavras do novo Diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, em sua homenagem ao Juiz Federal José Parente Pinheiro.
Uma gestão pautada na modernização e na interiorização da Justiça Federal
Em 15 de abril de 2010, a Seção de Comunicação Social fez uma matéria com o título “NOVAS VARAS, NOVOS TEMPOS”, contando a saga do Juiz Federal José Parente Pinheiro e de sua equipe administrativa, percorrendo os sertões cearenses, para a implantação de quatro novas varas federais.
O desprendimento, o carisma, a determinação e a convicção que afloraram nas palavras do Juiz Federal José Parente Pinheiro, durante sua Gestão, inflamaram as ações de toda a equipe administrativa, não só durante as etapas que anteciparam às implantações, mas que nortearam as ações de todos os servidores que acompanharam a gestão do Magistrado.
Em verdade, o convívio diário com o Magistrado gerava em todas as ações uma esfera de comunhão de elevado espírito público que diluía as expectativas, os temores de em tão pouco espaço de tempo realizar-se tamanhos feitos, em toda a Seção Judiciária do Ceará: modernização de equipamentos nas varas federais, modernização do arquivo, tanto no edifício sede quanto no edifício anexo (Aldeota), que sempre se constituiu em um grande desafio, e na implantação das novas varas federais.
Em seu discurso de despedida o Juiz Federal José Parente Pinheiro disse: “Esse grau de aprovação que vejo aqui, que as pessoas demonstram com sinceridade, eu credito a vários fatores, um deles é fruto do trabalho, da experiência e da construção das gestões passadas de acordo com o que lhe foi disponibilizado. E outro fator são os servidores, que enfrentaram adversidades e executaram os projetos. Eu avalio e sei o trabalho de cada um, pelo que me trouxeram e pelo que renderam”.
E concluiu seu discurso, afirmando categórico: “Eu tenho certeza que a próxima administração, a do Juiz Federal Leonardo Resende Martins, que é inovador, com inúmeras qualidades, vai com certeza, não só dar continuidade, mas trazer projetos novos”.
Vice-diretoria do Foro – Ponderação e harmonia
Na homenagem ao Juiz Federal José Parente Pinheiro foi feita especial referência à Vice-Diretora do Foro, Juíza Federal Karla de Almeida Miranda Maia. As ações empreendidas pela Juíza Federal Karla de Almeida Miranda foram de muita relevância durante a Gestão do Juiz Federal José Parente Pinheiro, pela ponderação, pela harmonia em suas palavras, que conduziram às decisões precisas as ações do Diretor do Foro.
Nos preciosos momentos de decisão, na busca de soluções mais adequadas para o desenvolvimento das ações em pauta, quer nas sessões de negociação com as prefeituras de Tauá, Iguatu, Quixadá e Crateús, para a instalação das novas varas federais, quer na administração do Foro Federal, a Juíza Federal Karla Miranda empenhou-se para propiciar ao Juiz Federal José Parente Pinheiro maior segurança em suas decisões. Sempre presente em todos os momentos, a Juíza Federal Karla de Almeida Miranda contribuiu para a sustentabilidade da Administração do Foro.
Magistrados e servidores na homenagem
{galeria}/noticias/2011/04/06_1/galeria/{/galeria}
{galeria_legenda}0|juizFederalJose04.jpg|Juiz Federal José Parente Pinheiro, ao centro, agradece as homenagens.{/galeria_legenda}
“Procurei administrar da forma mais harmônica possível, integrando os setores; e resumo o meu discurso em duas palavras: desculpas pelo que eu não pude fazer e obrigado pela ajuda de todos os servidores, terceirizados, magistrados… toda a Justiça. Muito obrigado!”.
(Juiz Federal José Parente Pinheiro)