O juiz federal George Marmelstein Lima tomou posse como juiz titular na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) nesta sexta-feira, 07/05, em sessão virtual transmitida ao vivo pelo Canal do TRE-CE no YouTube. A solenidade foi presidida pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo.
Em nome da Corte do TRE, o juiz Roberto Viana Diniz de Freitas deu as boas vindas ao recém-empossado, fazendo referência “à sua capacidade intelectual de pensar o Direito nos instigando e convidando a um novo olhar para a Justiça”. Ele destacou, ainda, “a solidez da cultura jurídica e integridade moral da Justiça Federal”, bem como o movimento de chegadas e partidas a cada biênio, proporcionando ricos e novos saberes, que engrandecem a institucionalidade desse Tribunal.
Antes de encerrar, lembrou a atuação do juiz federal José Vidal Silva Neto, que encerrou o biênio 2019-2021 como juiz titular, “dono de uma inteligência luminosa e não raro apontou e desbravou caminhos ainda não trilhados por esta corte. Deixa um belíssimo legado que renderá frutos para a consolidação da jurisprudência desta casa”.
Em seu discurso de posse, George Marmelstein ressaltou “o desafio de judicar nas eleições de 2022, considerando a pandemia que nos assusta, a crise econômica que se antecipa e a angustia de um futuro incerto. Tudo isso aumenta a necessidade de fortalecer a esperança”. Destacou a necessidade de buscar equilíbrio, imparcialidade e prudência, “valores caros para a Justiça como um todo”.
Neste dia também tomou posse o juiz federal Leonardo Resende Martins como suplente para o biênio 2021-2023. O magistrado é titular da 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Master em Gestão Integrada do Ambiente pelo Instituto Universitario di Studi Superiori da Universidade de Pavia/Itália; MBA em Poder Judiciário pela FGV, é instrutor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região desde 2012.