O magistrado recebeu o Título de Cidadão Cearense
O juiz federal Alcides Saldanha Lima, titular da 10ª Vara da Justiça Federla no Ceará, foi homenageado na noite dessa segunda-feira (28/11), em uma solenidade de entrega de Título de Cidadão Cearense pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O título foi concedido de acordo com a Lei Estadual nº 15.896, de autoria do deputado Roberto Mesquita (PSD), com subscrição do deputado Ivo Gomes (PDT) e iniciativa do ex-deputado Dr. Guimarães (PSDB).O ex-deputado estadual enalteceu o trabalho do juiz Alcides Saldanha e seu empenho para o desenvolvimento do Estado. “O Ceará hoje conta com um cearense daqueles de primeira grandeza, um homem brilhante, intelectual, extremamente capacitado e que procura e persegue no dia a dia, cada vez mais, deixar a sua contribuição como jurista, como cidadão e como homem aqui nas nossas terras”, declarou.
Para o magistrado, receber o título de cearense é reiterar o compromisso de honrar as maiores virtudes de seu povo, como o trabalho árduo, o estudo persistente e a amizade sincera. “Os meus colegas me diziam: ‘você não é juiz porque você foi aprovado no concurso, você vai virar juiz com o tempo’. Eu também não sei dizer exatamente quando virei cearense, mas posso afirmar que eu já me sentia cearense bem antes de receber esse reconhecimento formal”, destacou o homenageado.
Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Roberto Mesquita e Ivo Gomes; o procurador geral do Estado, Juvêncio Viana; a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o desembargador federal Élio Wanderley de Siqueira Filho; o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; e o desembargador do trabalho Durval César de Vasconcelos Maia.
Alcides Saldanha é natural de Aracaju, Sergipe, e formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1988. Além disso, possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Direito Público pela Faculdade de Direito da UFC.