A Diretoria do Foro da Justiça Federal no Ceará, tendo à frente os juízes federais Augustino Lima Chaves e José Parente Pinheiro, inicia sua nova gestão com um evento da maior importância para o meio jurídico: “SER JUIZ”. O evento acontecerá nos dias 20 e 27 de abril de 2007, a partir das 10h, no auditório do edifício sede da Justiça Federal (Praça General Murilo Borges, 01, centro de Fortaleza).
Foram convidados quatro magistrados de grande experiência: ministro César Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça, Desembargador Federal Geraldo Apoliano Dias, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o Juiz Federal Flávio Dino, atualmente deputado federal pelo PC do B, e o Juiz de Direito Martônio Pontes de Vasconcelos, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Estado do Ceará. Os magistrados falarão de suas lidas, transmitindo uma visão geral, ou mesmo especificando casos de suas carreiras.
Dois outros palestrantes, Eduardo Diatahy, professor emérito da Universidade Federal do Ceará – UFC, e João Emiliano, doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, participarão na condição de acadêmicos e estudiosos da sociedade.
No encontro serão abordados, também, assuntos como o relacionamento entre poderes, formação da jurisprudência e expectativa para o futuro. Para o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará, Juiz Federal Augustino Lima Chaves, “o evento trará, no mínimo, um esboço da figura do juiz no Nordeste, do juiz no Brasil.”