A Justiça Federal no Ceará realiza, de 29 a 31 de agosto de 2012, no auditório do edifício sede (Centro), o Curso Judiciário, Conflitos Coletivos e Movimentos Sociais. O objetivo é capacitar os magistrados das diversas unidades da Justiça Federal e Justiça Estadual, além de servidores, estudantes e operadores do direito, para a solução de conflitos coletivos, propiciando uma reflexão sobre o papel do Judiciário na apreciação de demandas complexas e sensíveis do ponto de vista social, econômico e humanista.
Temas de extrema relevância e complexidade na prática judiciária serão discutidos na ocasião. Com a coordenação do Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende, o evento contará com a participação de ilustres juristas e profissionais ligados à sociologia e ao urbanismo, além de representantes de movimentos sociais. A conferência de encerramento será ministrada pelo professor colombiano Edgar Ardila, uma referência na América Latina em estudos sobre a democratização do Poder Judiciário e suas relações com a sociedade.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo endereço eletrônico esmafe@jfce.jus.br ou pelo telefone 85 3521.2662, enviando nome completo, órgão ou instituição, função, email e telefone. Para obtenção do certificado deverá ser observado o percentual mínimo de 75% do total da carga-horária ministrada (20h/a). As vagas são limitadas.
A promoção é da Escola de Magistratura Federal da 5ª região/Seccional do Ceará, Faculdade Christus, Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Ceará e da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza.