Mutirão de audiências contabilizou 70% de acordos efetivados para os jurisdicionados que compareceram e tiveram a oportunidade de resolver seus processos
A 17ª Vara da Justiça Federal em Juazeiro do Norte realizou, na segunda semana de agosto, cerca de 20 audiências de conciliação em benefício de jurisdicionados da região do Cariri, que estiveram presentes na sede da Subseção em busca de solução rápida para os seus processos. As audiências de conciliação tinham como parte ré a Caixa Econômica Federal, versando sobre responsabilidade civil por danos causados ao consumidor, tais como: repasse consignado, compras não reconhecidas de cartão de crédito, problemas em compensação de cheques, entre outros.
A Caixa Econômica Federal disponibilizou uma equipe de Fortaleza especialmente para agilizar o cumprimento das condições acertadas em audiência de conciliação. Dentre as vantagens proporcionadas, destaca-se que o pagamento dos valores acordados depositado na conta corrente do mutuário no prazo de cinco dias úteis, tornando-se desnecessário o depósito judicial e a posterior expedição de alvará. O resultado foi uma média de 70% de acordos obtidos, com a oportunidade de resolução rápida de seus processos.
Para o juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, que presidiu as audiências, “ações como esta têm o principal objetivo de fomentar, na Justiça Federal em Juazeiro do Norte, a cultura da conciliação, indo ao encontro da utilização cada vez maior das técnicas alternativas de resolução de conflitos”.