Projeto Ampliando Horizontes inicia mais uma edição
Teve início, no último dia 25/8, a edição 2015.2 do projeto Ampliando Horizontes na Justiça Federal, que proporciona aos jovens estagiários do programa Primeiro Passo, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, a oportunidade de debater assuntos diversos sobre mercado de trabalho e vida em sociedade, além de capacitá-los para um melhor desempenho nas atividades na JFCE.
Participam desta edição 14 jovens entre 16 e 17 anos. Nesta edição, além dos temas “Conhecendo um pouco mais sobre mim”, “Comunicando-me com o outro”, “O que faço com meu dinheiro?”, “Drogas: a escolha é sua” e “Conversando sobre assédio moral e sexual”, mais dois temas foram adicionados aos encontros: “Alimentação saudável na adolescência” e “Bate-papo sobre o ENEM, Fies, Sisu, Sisutec, Universidades/Faculdades etc”. Todos os assuntos abordados são discutidos entre os jovens e os facilitadores, proporcionando espaço para os participantes exporem suas opiniões.
Facilitadores
No primeiro encontro, dia 25/8, os ex-estagiários Jefferson e Geneva conversaram com os jovens participantes da capacitação sobre suas experiências na JFCE e de como foram recebidos no mercado de trabalho. A servidora da 6ª Vara Federal, Maria do Carmo Conrado Pinheiro bateu um papo com os estagiários sobre a Justiça Federal. Ivone Queiroz e Roselina Fernandes, do Programa Primeiro Passo, conversaram com os jovens sobre direitos e deveres dos adolescentes.
No segundo encontro, que aconteceu na última terça-feira (1/9), a idealizadora do projeto, Maria Inês Meireles Barguil, o servidor da JFCE, Francisco José Medeiros de Andrade (Franzé) e a estagiária do curso de Psicologia da UFC, Valéria Pablo, abordaram o tema “Conhecendo um pouco mais sobre mim”. O diretor de secretaria, Nataniel Benvindo da Rocha Carvalho, falou sobre os Juizados Especiais e Turmas Recursais. O diretor do Núcleo Judiciário, Vander Chaves, conversou sobre a parte administrativa da Justiça Federal.
Os encontros do Projeto Ampliando Horizontes na Justiça Federal são realizados semanalmente, totalizando sete encontros, com duração de 4 horas e dois módulos cada. Ao todo, o projeto tem duração de um mês e meio, finalizando no dia 6/10 com uma avaliação da Capacitação.