A Justiça Federal no Ceará (JFCE) deverá ampliar sua retomada presencial, autorizando a reabertura parcial das Subseções de Maracanaú e Sobral a partir do dia 2/8, e de Itapipoca em 9/8. Nesses locais, deverão ser autorizadas as mesmas atividades ora liberadas em Fortaleza: audiências, perícias, atividades de oficiais de justiça e atividades administrativas essenciais, mantida a regra da preferência para o trabalho remoto em todos os casos.
A deliberação aconteceu em reunião do Comitê de Gerenciamento dos Riscos e Respostas às demandas relacionadas à COVID-19 (GerCovid), no último dia 16/7, que considerou as últimas informações dos índices epidemiológicos do Estado.
O Comitê aprovou, ainda, o retorno obrigatório dos oficiais de justiça em Fortaleza, a partir de 2/8, e nas Subseções que forem autorizadas a retornar, a partir da data do retorno, ressalvados os servidores dos grupos de risco que só poderão voltar ao trabalho três semanas após a segunda dose de vacinação.
O calendário preliminar proposto pelo GerCovid dependerá de confirmação nas semanas anteriores ao início das atividades em função das variáveis integrantes do relatório epidemiológico elaborado semanalmente.
As demais subseções ainda não têm previsão de retorno, devendo ser avaliada a tendência de melhora nos indicadores semanalmente.
Participaram da reunião o diretor do foro, juiz federal Alcides Saldanha Lima; a vice-diretora do foro, Gisele Sampaio; a diretora da subseção de Sobral, juíza federal Iaci Rolim; os juízes federais Júlio Coelho, Lucas Mariano e André Silveira; e os servidores Raquel Rolim, Diretora da Secretaria Administrativa; Juliana Ribeiro, médica e supervisora da Seção de Saúde; Guilherme Lacerda, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação e Adeilton Rodrigues, diretor de secretaria da 34ª Vara Federal, em Maracanaú.