“O que podemos construir juntos? Temos tantas idéias para executar, tantas melhorias para concluir, que temos que motivar essa valiosa equipe com foco em algumas estratégias”. A pergunta e a declaração vieram num momento de reflexão sobre o Planejamento Estratégico na Justiça Federal no Ceará (JFCE). A Diretoria do Foro com a participação dos gestores e supervisores de todas as áreas administrativas da JFCE, reuniu-se na última quarta-feira (08) para discutir a gestão estratégica na JFCE e também inaugurar uma nova fase na gestão de projetos.
A Direção do Foro da JFCE pretende inserir novas ferramentas de gestão com o intuito de facilitar a execução e o acompanhamento das atividades administrativas bem assim melhorar a interação e comunicação entre as várias unidades que compõem a área administrativa. Coube à Seção de Planejamento e Integração Regional da JFCE facilitar a intermediação das várias ações e suas etapas de implementação.
“Temos que parar para refletir sobre nossas ações em nossa Instituição”. O alerta partiu da servidora Raquel Rolim (Seção de Planejamento e Integração Regional da JFCE), na abertura do encontro, quando falou sobre o processo de trabalho integrado na JFCE, onde sensibilização, motivação e envolvimento devem constituir o primeiro passo, a base para a implantação de projetos que visem dar salto de qualidade à Instituição.
Quando trabalhamos sem a visão completa do todo, sem a visão sistêmica da organização, tendemos a formar ilhas profissionais, o que prejudica a comunicação e pode tornar a Instituição vulnerável. “Nada é tão bom que não possa ser melhorado”, afirmou Raquel Rolim. “Mesmo que se tenham alcançado resultados positivos é possível incrementar mais ainda pela introdução de ferramentas de gestão”, indagou.
Promover transformações positivas
O Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, contextualizando o discurso sobre a melhoria na interação e na comunicação, afirmou que “temos obrigação de conhecermos o nosso planejamento estratégico”. E concluiu: “A Justiça Federal no Ceará tem que incorporar novas práticas, novas ferramentas para efetivar nossos trabalhos”. Com a introdução de ferramentas de gestão, certamente, caminhamos no sentido de tornar a administração mais profissional, menos artesanal, promovendo melhor uso dos recursos financeiros e humanos, ponderou.
Quando tudo começou…
Durante o encontro foi feita explanação do histórico do planejamento estratégico na Justiça Federal. Em julho de 2009, a Resolução nº 69 do Conselho da Justiça Federal (CJF) fixou as diretrizes básicas para a elaboração do planejamento estratégico da Justiça Federal. Com a Resolução nº 70/2009, que foi o marco para o Poder Judiciário, o tema da Gestão Estratégica foi anexado em definitivo à. Rotina do Judiciário. Através da Resolução nº 73, de agosto de 2009, o CJF aprovou o Mapa Estratégico da Justiça Federal, constituindo-se como base para a elaboração dos planejamentos estratégicos regionais.
É bom lembrar que em dezembro de 2009, em cumprimento à Meta 1 de 2009 do CNJ, e a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho da Justiça Federal – CJF, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 editou a Resolução nº 28 e aprovou o Planejamento Estratégico da Justiça Federal da 5ª Região, para o período de 2010 a 2014. Ao final, colocamos à disposição o link sobre o assunto.
Coube ao supervisor da Seção de Planejamento e Integração Regional, Jânio Alcântara, auxiliado por Madson Parente e Roberto Grossi (membros da Seção de Planejamento e Integração Regional) fazer a exposição do histórico do Planejamento Estratégico da Justiça Federal.
REDMINE – Novo software livre de gerenciamento de projetos
No encontro, foi apresentado o programa de gerenciamento de projetos denominado Redmine. A Justiça Federal no Ceará aderiu a esse software livre, que possibilita a representação visual dos projetos e seus prazos de entrega. O programa permite que cada setor da área administrativa acompanhe as várias fases de composição de um projeto e a interação entre os diversos setores que estão envolvidos no mesmo projeto. Luis José Machado (NTI/JFCE) conduziu o momento.
Governança Organizacional – Uma visão simplificada
A Direção do Foro convidou para o evento o Consultor e Professor Carlos Sérgio, diretor da P4Pro, responsável pela implantação de diversos escritórios de projetos, para proferir palestra sobre Governança Organizacional. Na oportunidade, falou sobre o monitoramento de indicadores operacionais e de programas e projetos.