Visita fez parte da edição de setembro do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça
A EEFM Constança Távora foi a escola do mês de setembro do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça. A visita aconteceu na última quarta-feira (24/9). O juiz federal João Luís Nogueira Matias foi o magistrado acolhedor desta edição. Ele apresentou o judiciário e as atribuições da Justiça Federal aos jovens estudantes do 3º ano do ensino médio.
Acompanhados dos professores Luciane Pereira, João Paulo Alves e Alice Teles, os estudantes visitaram as instalações da JFCE – o Protocolo e a 5ª Vara Federal – e foram recebidos pelos servidores Hevila Sampaio, Andréa Belem e Marcos Amaral. Eles tiveram a oportunidade de simular uma audiência e conhecer o trabalho dos juízes federais e dos servidores.
Os jovens, ao final da visita, receberam brindes e posaram para a tradicional foto oficial, na escadaria principal da JFCE. O projeto Acolhendo as Escolas na Justiça é uma realização da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região – ESMAFE-CE, na pessoa do juiz federal George Marmelstein Lima, com apoio da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará. O objetivo do projeto é aproximar os jovens e incentivá-los a conhecer melhor as atividades da Justiça Federal.
A Escola Constança Távora
A Escola de 1º grau Constança Távora iniciou suas atividades em 1981, sob o patrocínio da Associação dos Servidores do 3º DRF, ASSERT, no prédio próprio da entidade, situado à Rua Enfermeiro Joaquim Pinto, nº 42, em Fortaleza.
Inicialmente, entre seu corpo discente, predominavam os filhos dos funcionários do DNER, associados da ASSERT e, atendendo recomendações estatutárias, recebiam as aulas devidas gratuitamente. Ao longo do tempo a Escola se consolidou e, em 1983, conveniou-se ao Governo do Estado, que passou a custear o corpo docente, os auxiliares e o fornecimento da merenda escolar.
No ano de 2003, o prédio onde funcionava a Escola foi devolvido aos seus legítimos donos. Daí então, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Constança Távora passou a ter uma nova sede, situada à Av. Deputado Paulino Rocha, nº 50, Casa 208, no Bairro das Cajazeiras.
Confira mais imagens da visita, na FanPage da JFCE >>> facebook.com/justicafederalnoceara