A Justiça Federal no Ceará (JFCE) utilizou, pela primeira vez, o Ponto de Inclusão Digital (PID) do Município de Salitre, no Ceará, para a realização de audiências. Nesta quinta-feira, 20/2, foram conduzidas três audiências por videoconferência, por meio da plataforma Microsoft Teams.
As sessões marcaram um avanço na inclusão digital e na cooperação entre os tribunais, já que a iniciativa é fruto da cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com base na Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça e no Termo de Cooperação nº 12/2024.
O juiz federal Ciro Benigno Porto, da 30ª Vara Federal, destacou a relevância do ato, que fortalece o Poder Judiciário ao ampliar o acesso à Justiça por meio da tecnologia. Ele também registrou agradecimentos ao juiz federal de cooperação, Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda, ao servidor Jeferson Galdino Oliveira, da 30ª Vara Federal em Juazeiro do Norte, e à servidora da Justiça Eleitoral Micheline Melo e Ximenes pelo empenho na viabilização das audiências.