Foto: Autoridades que compuseram a mesa presencial
A Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou na tarde desta terça-feira, 16/11, solenidade em comemoração aos 100 anos de história institucional, marco que contempla a atuação da Seccional nos 46 anos da sua primeira fase (1891-1937) somados aos 54 anos a partir de sua reinstalação, em 1967. O evento, realizado de forma híbrida, trouxe em sua programação o lançamento do livro alusivo ao centenário e a outorga da medalha Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense a um dos servidores mais antigos da instituição, já aposentado, Francisco Oton Falcão Jucá.
O presidente do Tribunal Regional Federal na 5ª Região (TRF5), desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior, iniciou sua fala destacando a importância da efeméride. “Esse é um evento muito significativo, pois preserva a memória da instituição. E não se pode falar de uma instituição quando ela não cuida de sua memória”.
“O resgate dessa história nos permitirá mostrar para a sociedade como as instituições judiciárias foram decisivas e importantes em momentos históricos extremamente relevantes. Dentro desse contexto é que realizamos o lançamento do livro e a outorga da medalha, de resgatar um pouco da nossa história e dar essa oportunidade de reflexão e conhecimento”, reforçou o juiz federal Alcides Saldanha Lima, Diretor do Foro da JFCE.
A medalha Roberto de Queiroz foi entregue ao senhor Tito Porfírio Sampaio, servidor aposentado da JFCE, indicado para representar o homenageado. Na ocasião, revelou ter sido lotado, inicialmente, no Setor Cível da 2ª Vara da JFCE, chefiada por Francisco Oton Falcão Jucá. “Seus ensinamentos e orientações foram vitais para o aprimoramento de meu trabalho junto à Justiça Federal. Assim, afirmo com toda convicção, que minha trajetória como servidor público de nossa querida Justiça Federal teve como um de seus pilares as lições e os firmes ensinamentos recebidos do amigo Oton Jucá. A ele, minha eterna gratidão”.
Foto: Momento da entrega da medalha Roberto de Queiroz, pelo
Diretor do Foro da JFCE, ao senhor Tito Porfírio, representate do homenageado
Após a entrega da comenda, houve o lançamento do livro “Justiça Federal: 100 anos de história no Ceará”, apresentado pelo juiz federal José Maximiliano Machado Cavalcanti, idealizador do projeto e executor das pesquisas históricas. “A publicação foi concebida a partir da necessidade de explorar a experiência inicial do Poder Judiciário Federal na Velha República, colmatando essa lacuna da memória institucional e atendendo às diretrizes do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário – PRONAME, do Conselho Nacional de Justiça. Na realidade, ao tempo em que contempla o resgate do primeiro período, o trabalho de igual modo, mira para a Justiça do futuro”, destacou o magistrado.
Foto: Juiz federal José Maximiliano Machado Cavalcanti lançando
o livro “Justiça Federal: 100 anos de história no Ceará”
Compuseram a mesa presencial, o presidente do Tribunal Regional Federal na 5ª Região (TRF5), desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior; o Diretor do Foro da JFCE, juiz federal Alcides Saldanha Lima; o desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará; o desembargador do trabalho Durval César de Vasconcelos Maia, representando a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região (TRT7); a juíza federal Madja de Sousa Moura Siqueira, presidente da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (REJUFE); o professor José Glauco Lobo Filho, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); o advogado da União André Luiz Vieira de Moraes, Chefe da Procuradoria da União no Estado do Ceará e a defensora pública Sulamita Alves Teixeira, representando a defensora pública geral do Estado do Ceará. Na mesa virtual tiveram assento o desembargador federal Roberto Machado e o Juiz federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE).
Foto: Representante do homenageado e autoridades integrantes
da mesa presencial
Foto: Presidente do TRF5, Diretor do Foro, juízes federais da JFCE
e autoridades presentes na solenidade