Nos dias 11 e 18 de setembro, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou o Treinamento de Sensibilização e Psicoeducação para Melhoria no Atendimento de Pessoas com Transtornos Mentais. A capacitação foi destinada a magistrados, diretores, servidores e colaboradores, com transmissão ao vivo para as unidades do interior, e faz parte da Semana Regional de Acessibilidade do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
O objetivo principal do treinamento foi garantir um atendimento mais humanizado e eficiente a pessoas com transtornos mentais, especialmente durante procedimentos de perícia médica. A ação reforça o compromisso da JFCE em assegurar que os cidadãos em situação de vulnerabilidade sejam acolhidos de forma empática e adequada, respeitando suas necessidades específicas.
O treinamento teve uma abordagem prática e interativa, permitindo que os participantes desenvolvessem uma compreensão mais profunda sobre transtornos como depressão grave, esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A capacitação foi ministrada pela professora doutora Estefânea Élida da Silva Gusmão (UFC), especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental, e proporcionou aos participantes ferramentas para oferecer um atendimento mais qualificado à população.
Servidores de diversas unidades, profissionais de saúde mental e representantes de instituições como o Instituto Casa GUI, o Instituto Dr. José Frota (IJF) e Comissão de defesa dos direitos das pessoas com deficiência da OAB-Ce participaram do evento.
Cartilha digital
Ainda no mês de setembro, haverá a publicação de uma cartilha digital com os procedimentos para atendimento nos setores de perícia da JFCE. O material está sendo construído coletivamente pelos participantes do treinamento e será revisado pela equipe da professora Estefânea Élida da Silva Gusmão.
Investimento contínuo em acessibilidade
Além do treinamento, a JFCE investe em iniciativas como o Projeto TEAcolhe, lançado em 12 de agosto. O projeto pioneiro no Judiciário cearense visa oferecer um atendimento especializado às famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o evento de lançamento, foi inaugurado um espaço multissensorial projetado para atender às necessidades específicas das pessoas com TEA, visando o acolhimento adequado a essa população.