Proporcionar novas possibilidades e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Essa é a proposta do “Ampliando Horizontes na Justiça Federal”, projeto desenvolvido na JFCE, responsável pela capacitação de aproximadamente 50 pessoas na edição 2013. O encerramento das atividades foi marcado com uma solenidade, realizada no dia 3 de junho, no auditório do edifício-sede da JFCE.
O projeto reuniu dois grupos em ciclos de palestras: um deles formado por adolescentes entre 16 e 17 anos, que fazem parte do programa “Primeiro Passo”, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); e o outro, composto por servidores da JFCE. Ao todo, foram realizados seis encontros para cada grupo, nos meses de abril, maio e junho.
Para a coordenadora do projeto, Maria Inês Meireles Barguil, as ações desenvolvidas beneficiam tantos os adolescentes bem como os servidores. “A importância do projeto passa pelo objetivo do mesmo: a capacitação dos adolescentes para um melhor desempenho de suas atividades na JF, preparando-os para o mercado de trabalho, contribuindo assim, para a promoção da cidadania dos mesmos. A importância do projeto para a JF também passa pelos servidores: favorecê-los uma análise crítica da presença dos adolescentes nos diferentes espaços e processos de trabalho da JFCE”, afirma Inês Barguil.
Mais uma vez, a diversidade de temas foi uma das marcas do “Ampliando”. Dentre os temas discutidos ao longo dessa edição, destacam-se: “Adolescentes e expectativas de trabalho no Brasil” e “Civilização do Capital, Estado, Trabalho e Desigualdades Sociais”, voltados para os servidores; “Prevenção de Drogas” e “Noções de Ética”, direcionados aos adolescentes.
Na solenidade de encerramento, o clima de descontração tomou conta dos participantes. Na plateia, servidores e colaboradores do “Ampliando” tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações musicais, leitura de redações e depoimentos dos próprios jovens – alguns deles acompanhado de seus familiares – sobre o que aprenderam no decorrer das palestras.
A coordenadora Maria Inês avalia essa edição como “um sucesso e muito proveitosa! Objetivo atingido! No total – adolescentes e servidores – quase 50 pessoas capacitadas. A cada ano, estamos dando novos passos, ampliando! Ano passado, atingimos as Subseções. Esse ano, a participação da família na solenidade de entrega dos certificados foi mais um fato novo que favoreceu a aproximação da família do adolescente ao seu ambiente de trabalho”, conclui Inês.
No final da solenidade, ainda foi realizado um sorteio de brindes para os participantes.