No período de 12 a 16 de junho, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) promove a Semana da Conciliação juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Essa parceria vem acontecendo há alguns anos e tem por finalidade viabilizar uma facilitação maior com referência à composição dos débitos dos profissionais de contabilidade.
A procuradora jurídica do CRC, Elizabeth Coelho, enaltece a parceria com a JFCE e a oportunidade de acordos que beneficiam a todos e diz que, nesse período pós pandemia, é importante viabilizar o soerguimento dos profissionais da área. Para ela, “é uma importante oportunidade para aqueles que querem se “livrar” de uma dívida que possam ter junto ao Conselho”.
Eduardo, contador que veio tentar uma conciliação, pontua: “o atendimento foi bom, a proposta apresentada foi aceita e as opções de pagamento, satisfatórias”. Ele sai contente com a negociação.
Aguinaldo Damasceno, supervisor da Central de Conciliação da JFCE, considera que o mutirão do CRC trará aos participantes oportunidade de recomeço de sua atividade profissional, com a negociação de suas dívidas perante o Conselho. Observa o supervisor do CEJUSC que “nessas audiências de conciliação são concedidos benefícios como redução de juros e multa bem assim parcelamento da dívida, tanto nos processos já ajuizados quanto nas reclamações pre-processuais“. Enfatiza que “o CEJUSC/JFCE tem atualmente capacidade para receber demanda de mais de 1.500 processos/mês, dada a sua estrutura física e de quadro permanente de conciliadores. As varas federais e os conselhos federais podem contar com essa estrutura da Central de Conciliação da Justiça Federal no Ceará”, conclui.
O evento ocorre na Central de Conciliação e conta com a participação de conciliadores que facilitarão na negociação dos acordos.
Confira a matéria em áudio aqui