O seminário “Diálogos pela vida: o enfrentamento ao tráfico de pessoas e o sistema de proteção a pessoas ameaçadas”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS) contou com a participação da Justiça Federal no Ceará. O evento ocorreu no auditório da Procuradorira-Geral de Justiça, último dia 6 de março, e reuniu membros do MPCE, da Defensoria Pública, do Poder Judiciário e da área de segurança pública, além de advogados e demais interessados.
O juiz federal Marcos Mairton, titular da 12ª Vara Federal da Justiça Federal no Ceará, com competência privativa em execução penal, compôs a mesa de abertura do evento. Além dele, compuseram a mesa de abertura o diretor da ESMP, Benedito Augusto; o secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Hélio Leitão; a delegada Silviane Maria de Brito, da Academia de Segurança Pública do Estado; o defensor público Bruno Gonçalves; e a presidenta da Comissão de Direito Penitenciário da OAB/CE, Shelyne Barroso.
Na ocasião, Marcos Mairton recitou os versos do poema intitulado “O PROVITA em cordel”, composto por ele mesmo, que também é escritor. Segundo o autor, a produção do material foi um pedido do Conselho Deliberativo do PROVITA (CONDEL), do qual faz parte como representante da Justiça Federal. Ao final do evento, o folheto foi distribuído para os participantes.
Trecho da poesia “O Provita em Cordel”, de autoria do juiz federal Marcos Mairton
Assim nasceu o programa
Que garante proteção
A testemunhas e vítimas
Que vivem sob a pressão
De sofrerem investidas
E ameaça às suas vidas
Em injusta agressão.
O programa é o PROVITA
E tem por finalidade,
Proteger essas pessoas,
Que, com tão boa vontade,
Prestam seu depoimento
Ao restabelecimento
Da Justiça e da verdade!
Clique aqui para ler a Poesia completa – “O Provita em Cordel”.