A realidade do isolamento social em razão da pandemia solicitou da Justiça Federal no Ceará (JFCE) a adequação dos serviços para atendimento a distância. Se a redução da necessidade de deslocamentos para os fóruns permitiu maior tempo de dedicação e concentração nos atos processuais; por outro, os fluxos de atendimento a distância revelaram alguns desafios como a justaposição de solicitações.
A Coordenação dos Juizados Especiais Federais da JFCE identificou, entre as demandas com mais sobreposição de pedidos, a solicitação de Certidões de Validade de Procuração. Por essa razão, a JFCE orienta os advogados a acionar apenas a via de solicitação indicada pela unidade, conforme tabela a seguir, em como observar o prazo de atendimento.
“é importante salientar que além dos canais de atendimento remoto, as manifestações judiciais continuam sendo necessárias nos próprios processos. Daí a importância de se restringi-las a uma única via. A otimização dos processos dentro das unidades irá reduzir o tempo com retrabalho, permitindo que servidores e magistrados possam analisar e se dedicar a outras atividades dentro das varas”, explicou a juíza federal Niliane Meira Lima, coordenadora dos JEFs.
Para acessar a tabela, clique aqui.