Juízes e servidores participam de arrecadação de tampinhas plásticas para ajudar o Lar Torres de Melo e preservar o meio ambiente.
O “Dia Mundial do Meio Ambiente”, 05 de junho, será comemorado pela Justiça Federal no Ceará com o lançamento de uma Gincana Solidária. A competição pretende arrecadar o maior número possível de tampinhas plásticas, que serão doadas ao “Lar Torres de Melo” para reciclagem. Serão três meses de coleta, com início em 06 de junho e término em 05 de setembro. Além do público interno, advogados e jurisdicionados também serão convidados a contribuir. “Essa iniciativa pretende, de uma forma lúdica, reforçar a consciência ambiental e social em nossa instituição”, destaca o Diretor do Foro, Juiz Federal Leonardo Resende.
Pontos de coleta em toda a JFCE receberão as tampas plásticas, que podem ser de refrigerantes, produtos de limpeza, óleos automotivos, garrafões de água mineral, entre outros. A coleta delas, no lugar de garrafas PETs, ocorre pela facilidade de armazenamento por parte de quem ajuda e da instituição beneficiada. Na hora da venda para reciclagem, as tampinhas valem mais porque são constituídas de um plástico de alta densidade, podendo ser recicladas mais vezes e servindo para produzir diversos materiais.
O “Lar Torres de Melo” começou a campanha em junho de 2008 e até fevereiro de 2011 reuniu 40 mil quilos de tampinhas. São várias as instituições parceiras, entre elas a Caixa Econômica Federal, redes de supermercados, rádios e restaurantes. Contribua e ajude a multiplicar esse número! Aliada a causa social, a campanha traz a possibilidade de diminuir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, já que as tampinhas levam cerca de 150 anos para se decompor.
Conheça a instituição beneficiada: www.lartmelo.org.br