O curso “gestão de conflitos – técnicas autocompositivas”, ministrado pelo juiz federal dartanhan rocha, capacitará servidores através de aulas teóricas e práticas.
A resolução de conflitos por meios alternativos e não adversariais tem importância estratégica na otimização da atividade-fim do Judiciário. Serve de canal à pacificação social de forma mais célere, possibilitando às partes melhores condições de negociação. Contribui para a rapidez do trâmite dos processos em qualquer das instâncias, evita a inauguração de novas ações, culminando na economia de recursos humanos e materiais da Administração Pública.
Do que estamos falando? São as técnicas de negociação, de conciliação, de intermediação no Judiciário. Para tanto, a Justiça Federal no Ceará disponibilizará 30 horas de aulas expositivas, como emprego de recursos audiovisuais, dinâmicas de grupo e sessões simuladas de mediação, para a formação de conciliadores. O objetivo é capacitar servidores, conciliadores e gestores da Justiça Federal no Ceará para exercício da função de mediador/conciliador no âmbito dos respectivos órgãos de lotação.
Os alunos estudarão o conflito como fenômeno natural, vislumbrando aspectos positivos em sua resolução, buscando conceitos de comunicação conciliatória. Nas sessões experimentais, os participantes terão contato com hipóteses reais de conciliação, estimulando-os a desenvolver análise críticas. Haverá também estágio supervisionado com 10 horas de co-mediação, duas horas de elaboração de um estudo de caso e acessibilidade à Plataforma Moodle, com integração ao ambiente virtual.
O plano de capacitação enquadra-se nas diretrizes do Plano Nacional de Capacitação Judicial de Servidores do Poder Judiciário – Resolução nº 126/2011-CNJ – e do Plano Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC), biênio 2012/2013, do Conselho da Justiça Federal.
O Curso de “Gestão de Conflitos – Técnicas Autocompositivas”será ministrado pelo Juiz Federal Dartanhan Vercingetorix de Araújo Rocha, Juiz Coordenador da Conciliação, na Seção Judiciária do Ceará. O Magistrado possui larga experiência em técnicas de mediações, atuando na organização, coordenação e mediação em mutirões de conciliação no âmbito da 5ª Região e outras Regiões, à disposição do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
As aulas expositivas acontecerão nos períodos de 17 a 21 de setembro de 2012 (primeira turma), e 26 a 30 de novembro de 2012 (segunda turma) no 15º andar do edifício – sede da JFCE. As aulas práticas para a primeira turma ocorrerão entre 24 de setembro e 11 de outubro, e para a segunda turma no período de 03 a 13 de dezembro.