Uma iniciativa do Conselho Comunitário de Defesa Social do Centro de Fortaleza terá ações profissionalizantes, de saúde e cultura
Com seu edifício-sede, a Justiça Federal no Ceará integra o bairro Centro de Fortaleza desde meados de 1999. Atualmente, o prédio abriga 11 Varas Federais, duas Turmas Recursais e a área administrativa desta instituição. Em breve, o prédio contará também com um novo espaço, que facilitará ainda mais a acessibilidade do cidadão à Justiça – o Fórum Social. O equipamento concentrará em um mesmo espaço: Juizados Especiais, Turmas Recursais, salas de perícia, apoio para o INSS, entre outras utilidades.
Em reunião do Conselho Comunitário de Defesa Social do Bairro Centro de Fortaleza, ocorrida no último dia 10 de setembro, foi aprovada a participação da Justiça Federal no Ceará no Conselho Consultivo. A instituição será representada pelo servidor Janio Alcantara, indicado pelo Diretor do Foro da JFCE, juiz federal Leonardo Resende Martins.
O CCDS é uma instituição formada pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar, ativamente, na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Coordenadoria de Defesa Social – CODS que está vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS/CE.
O principal tema tratado no encontro, conduzido pela Profª. Adriana Araújo – Presidente da Diretoria Executiva -, foi o projeto “Comunidade Empreendedora”, o qual visa beneficiar os cidadãos que moram, trabalham, estudam, visitam, investem e transitam no Centro de Fortaleza – inclusive as pessoas em situação de rua. Estão previstos cursos profissionalizantes a serem ministrados pelo SENAC e pelo SEBRAE, bem como haverá ações de saúde e de cultura promovidos pelo SESC.
A JFCE entrará como um órgão parceiro do projeto “Comunidade Empreendedora” e do CCDS Centro no empréstimo de espaços para reuniões e cursos, a fim de colaborar com a cultura de paz e defesa social da comunidade, incluindo as pessoas que trabalham e frequentam a Justiça Federal no Centro de Fortaleza.