Ações simultâneas buscam redescoberta do Centro de Fortaleza
Em um convite ao redescobrimento do Centro de Fortaleza, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) foi inserida na programação da 5ª edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana, que finalizou sua programação na última sexta-feira, 24/11. Na proposta do evento, os muros do estacionamento da JFCE transformaram-se em um grande mural para diversos artistas participantes da ação “Intervenção Urbana (muros)” e dos projetos “Tiras Urbanas” e “Muralistas Sonoros, Sonoros Muralistas”.
Do papel para os muros – O Projeto Tiras Urbanas, novidade dessa edição, traz a arte das páginas dos jornais e revistas para os muros da cidade. Com idealização do artista Narcélio Grud e a curadoria do cartunista e jornalista Carlos Henrique Santos, o Guabiras, a ação contou com os trabalhos dos quadrinistas Renan César (SP), Rodolfo Camelo (CE), Rodrigo Brum (RN), Thyago Cabral, o Thyagão (CE), além do próprio Guabiras (CE), que criaram uma série de tirinhas, algumas inéditas e outras já premiadas, a serem espalhadas pela cidade de Fortaleza durante o Festival, através da técnica de lambe-lambe (pôster artístico de tamanho variado colado em espaços públicos).
“A localização da parede do estacionamento da Justiça Federal é privilegiada dentro do contexto do Centro. é uma parede que permite um acesso a três vias. é quase um quarteirão de visibilidade. E isso é um ponto importante no sentido da democratização da arte, pois a quantidade de pessoas que ali passa todo dia é enorme. Por mais que essa arte esteja em museus, festivais e envolvidas com grandes marcas, ainda sofre discriminação. A parceria com a JFCE demonstra uma abertura com instituições, geralmente, taxadas como conservadoras. Significa romper barreiras e fronteiras”, destaca Narcélio Grud.
Som e cor – O projeto “Muralistas Sonoros, Sonoros Muralistas”, a seu turno, reflete a característica multifacetada e interligada do Festival Concreto. Também inédita, a ação envolveu artistas com reconhecimento na área da música, como Fernando Catatau (CE) e Wado (AL), que ousam ao experimentar cores e formas em murais, criando intervenções lançadas no universo das artes visuais.
Outros artistas também participaram da composição artística do muro da JFCE na ação de “Intervenção Urbana (muros)”, como Hudson Melo (PI); Givago Ylhtner, o Ioda (CE); Kajaman (RJ); Thyago Cabral, o Thyagão (CE), e Cassius Marcellus Sena do Vale, o Ksin (CE).
O Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana é uma realização da Amplitude – Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e do Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social (IACIS) e conta com apoio da Oi Futuro, Goethe Institut, Instituto Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes. Com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através de Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) e parceria com Viva o Centro, Instituto Iracema e Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), o evento foi idealizado pelo artista Narcélio Grud. O Festival Concreto é o primeiro Festival Internacional de Arte Urbana realizado no Nordeste, com destaque e reconhecimento nacional e internacional, reunindo a cultura urbana de sete países das Américas e Europa.