No primeiro dia da programação da Semana do Servidor, servidores e magistrados aposentados recebem homenagem da Direção do Foro
“Abram alas para aqueles que já deram o seu sangue,
Abriram portas, deixaram suas marcas,
Suaram a camisa na labuta diária,
Mostraram o exemplo, romperam barreiras,
Fincaram bandeiras, marcando limites como pioneiros,
Bravos guerreiros, abrindo picadas na terra desconhecida,
Tecendo o caminho para futuras gerações.
Obrigado, senhoras e senhores, por tudo.
Por não terem tido medo de tentar,
Por terem arregaçado as mangas
Por não terem desistido no meio do caminho.
Se hoje seus instrumentos de trabalho
Foram substituídos por outros mais modernos,
Que viabilizam uma maior produção,
O trabalho de vocês jamais será substituído.
Nem nunca esquecido, mas perpetuamente continuado.
Se hoje descansam à sombra de suas casas,
Curtindo seus dias, cuidando de sua saúde,
Lendo finalmente aquele livro guardado,
Conhecendo aquele lugar tão sonhado,
Acarinhando seus netos ou passeando na praça,
Estão apenas saboreando a recompensa de seus esforços,
Que os trouxe a uma prazerosa velhice.
Não é malandragem, é prêmio.
Reconhecimento enfim, embalado em justo descanso.
Podem tranquilamente olhar para trás
E orgulhosamente pensar no que ajudaram a construir.”
Joaquim Albuquerque – 23/10/2014
A poesia do servidor Joaquim Albuquerque (6ª vara federal) alcançou o coração dos servidores e magistrados federais aposentados que compareceram nesta manhã de terça-feira, 28/10, à sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE). A solenidade “Homenagem aos Aposentados da Justiça Federal no Ceará” trouxe ao auditório do edifício sede abraços, sorrisos, olhares e muitas recordações, sentimentos de um passado tão presente, que há muito não percorriam os corredores e andares da JFCE. Servidores e magistrados aposentados encontraram-se para receberem justa homenagem prestada pela Direção do Foro, no primeiro dia da programação da Semana do Servidor. Foi a primeira homenagem da Semana.
Cedo da manhã já se ouviam alegres sorrisos e vozes que preencheram de logo o átrio de entrada do edifício-sede da JFCE, e foram subindo até o átrio do auditório, no 5º andar. Ao som do Quarteto de Cordas Harmony, com um agradável café da manhã, vozes se espalharam pelo andar, e se confundiam, denotando o amadurecimento, a experiência, a liberdade, a satisfação do dever cumprido. Gente que fez da Justiça um sacerdócio. Gente que aceitou um dia a missão de ser escudo da cidadania. Gente que ajudou a construir a história da Justiça Federal no Ceará.
Logo na abertura do evento, que teve duas belas homenagens prestadas pelo Coral Vozes da Justiça e pelo Quarteto de Cordas, os homenageados foram saudados pelo Diretor do Foro da JFCE, juiz federal Leonardo Resende Martins que foi firme ao dizer que “se hoje temos uma Instituição mais consolidada, é porque foi construída sob fundações seguras, as senhoras e os senhores”.
O juiz federal José Eduardo Vilar (1ª Turma Recursal da JFCE), que coordenou a homenagem aos servidores e magistrados aposentados, atribuiu a homenagem para saudar uma dívida histórica perante os servidores e magistrados, que contribuíram para a Justiça Federal no Ceará ser uma Instituição de referência em nosso País. Foram contribuições inestimáveis, salientou.
A homenagem prestada aos servidores e magistrados aposentados foi muito prestigiada tanto pelas falas referidas na solenidade, bem assim por aquelas motivadas pelo momento, onde os sentimentos afloraram e embalaram belas recordações.
Atrações na homenagem
Coube ao servidor Antônio Carlos Machado (diretor da secretaria da 21ª vara federal) a apresentação do resgate histórico da Justiça Federal no Ceará. O educador e fundador do Espaço Fonte Viva, professor Marcos Cavalcante trouxe reflexões sobre “A dança imita a vida”, onde buscou identificar elementos da vida no dia-a-dia dos aposentados. As ex-servidoras Ivone Cavalcanti e Vicência Ferreira foram especialmente homenageadas com a entrega de ramalhetes. Todos os servidores e magistrados que estiveram presentes à solenidade receberam certificados em reconhecimento às valorosas atividades profissionais prestadas em prol da prestação jurisdicional à sociedade e sua significativa contribuição.
Galeria de imagens
{galeria}noticias/2014/10/28/Galeria/{/galeria}
{galeria_legenda}0|Aposentados1.jpg|Coral Vozes da Justiça.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|Aposentados2.jpg|Grupo Quarteto de Cordas Harmony.{/galeria_legenda}