Os mandados são cumpridos nos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo
A 32ª Vara da Justiça Federal no Ceará expediu 13 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 18 mandados de condução coercitiva em operação com o objetivo de desarticular grupo internacional suspeito de realizar tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. As vítimas eram levadas do Brasil (Fortaleza-CE) para a Itália e Eslovênia.
Os mandados são cumpridos nos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. A ação conta, ainda, com a participação da Polícia Federal e de autoridades policiais da Itália e Eslovênia.
Desde 2010, pelo menos 150 pessoas foram vítimas de uma organização criminosa internacional. Os presos serão indiciados por crime de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com pena prevista de até 25 anos de reclusão.
O crime de tráfico internacional de pessoas com a finalidade de exploração sexual trata de grave violação de direitos humanos, considerando a situação de vulnerabilidade das vítimas, que, muitas vezes, iludidas pelos aliciadores, mediante fraude, são levadas a países da Europa e submetidas à condição degradante.