Saiu o resultado da primeira semana do Mutirão de Conciliação na Justiça Federal no Ceará (JFCE), ocorrido no período de 3 a 7 de dezembro de 2012 com processos oriundos de litígios envolvendo a Caixa Econômica Federal (CEF). Foram recuperados R$ 594.176,08 em valores acordados na área comercial e pagos R$ 217.163,62 em processos de danos morais e materiais.
Nesse primeiro período de conciliações, a Caixa realizou dois tipos de negociações: recuperação de créditos comerciais (empréstimos, cheque especial) e, inovou a conciliação com processos de reparação de danos morais (saques fraudulentos, negativação em cadastros de inadimplementos, alegações de cobranças indevidas e pagamentos não apropriados). Para o advogado Francisco Ivo Ferro Neto, Coordenador Jurídico da CEF, “a CEF está inovando, pois está conciliando nos processos de reparação de danos morais e materiais. Nós queremos melhorar nosso relacionamento”.
Negociações por vídeo-conferência
A JFCE também disponibilizou as negociações através de vídeo-conferência. Contando com a logística do Núcleo de Tecnologia da Informação da Seção Judiciária do Ceará, advogados da CEF, acompanhados por um Juiz Federal realizaram negociações na área comercial. Desta vez, coube à Sub Seção Judiciária da JFCE em Juazeiro do Norte conduzir essas negociações, presididas pelo Juiz Federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, titular da 16ª Vara Federal.
Destaque nas negociações – JFCE
As mesas de negociação são formadas por um servidor da JFCE, um servidor da CEF e o cliente. Em uma das mesas de negociação tivemos a grata satisfação de registrar o servidor da JFCE Valfrido Viana Furtado, que é deficiente visual. Pela primeira vez, a JFCE treinou em técnicas de conciliação um servidor deficiente visual e, nessa conciliação, Valfrido pôs em prática tudo o que aprendeu em conciliação, e conduziu com perfeição as negociações do dia.
E a semana de conciliação não para
Outro mutirão já começou nessa segunda-feira, 10, prolongando-se até o dia 14/12/2012. E dessa vez o foco são os processos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).