Foto: A juíza federal Elise Avesque acompanha o momento da formalização da concessão da bolsa de estudos à estudante Gabriele Bezerra do Nascimento
A estudante Gabriele Bezerra do Nascimento foi agraciada com a Bolsa de Estudos juíza Federal Débora Aguiar para cursar Direito no Centro Universitário Christus (Unichristus). Ela foi escolhida dentre 10 outros estudantes na última quarta-feira, 27/7, na Sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE), após entrevista realizada por uma banca examinadora composta por três membros titulares: as juízas federais Gisele Chaves Sampaio Alcântara e Elise Avesque Frota e a professora universitária, Laiz Mariel Santos Souza.
O processo seletivo para a concessão da bolsa de estudos na Unichristus foi regulamentado pelo Edital nº 3/2022 da JFCE, por intermédio do Comitê Gestor do Programa de Bolsa de Estudos juíza Federal Débora Aguiar. Concorreram os candidatos por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2020 ou 2021.
Regras
Após a aprovação no curso de Direito, poderiam se candidatar às bolsas aqueles que comprovassem atender aos requisitos socioeconômicos: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; não ser portador de diploma de curso superior; ter renda familiar per capita não superior a dois salários mínimos; não estar cursando curso superior em outra instituição de ensino.
O Programa
A Bolsa de Estudos juíza Federal Débora Aguiar foi concebida no início do ano de 2020, após o falecimento da magistrada, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento profissional de pessoas que se encontram em situação financeira desfavorável, tendo como exemplo a história inspiradora de vida da referida juíza, de família humilde, filha de dona de casa e de pedreiro, que conseguiu superar as dificuldades através do estudo, alcançando cargos somente acessíveis por meio de disputadíssimos concursos públicos.
Acordo de Cooperação
As Bolsas de Estudo estão regulamentadas no Acordo de Cooperação Técnica nº 06/2020. Até agora, quatro instituições de ensino superior assinaram o Acordo junto à JFCE, são elas: Unichristus, Unifametro, Faculdade Luciano Feijão e Centro Universitário INTA.
Escute essa matéria em áudio. |