O Comando da Base Aérea de Fortaleza visitou na tarde desta quarta-feira (21/11) a Justiça Federal no Ceará com o objetivo de estreitar laços institucionais. “É muito importante que tenhamos nossas atividades alinhadas, através da troca de conhecimentos técnicos e de experiências”, ressaltou o Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Cel. Av. Marcondes Fontenele. O Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende, destacou a necessidade de um diálogo constate entre as instituições, especialmente em relação a processos que exigem informações específicas de domínio da Aeronáutica. Ações que envolvem acidentes aéreos, controle de tráfego aéreo, ocupação imobiliária no entorno de aeroportos e regime previdenciário de militares da aeronáutica, seriam algumas delas.
“Uma das formas de tornar mais próxima e eficiente essa troca de informações tem sido o uso de despachos presenciais, nos quais um profissional da instituição com o conhecimento específico vai ao gabinete do juiz explicar didaticamente a situação”, revelou o Procurador-Chefe da União no Ceará, Marcelo Almeida. O Chefe da Divisão de Relacionamento com o Judiciário, Cel. Aviador Fernando Monteiro, disponibilizou, ainda, o apoio da Aeronáutica em caso de necessidade de inspeção judicial ou outra diligência em local de difícil acesso que não seja contemplado pela aviação comercial.
Além da Direção do Foro, os oficiais da aeronáutica visitaram também os gabinetes de outros magistrados das varas cíveis do edifício sede da JFCE. E para aprofundar essa troca de experiências, as duas instituições deixaram pré-agendado um seminário, a realizar-se no primeiro semestre do ano de 2014, com palestras e uma visita técnica às instalações da Base Aérea de Fortaleza.