Caio Douglas Barroso Escocelas, 9 anos, e Yasmin Cavalcante de Moura, 10 anos, não conseguiram conter a alegria ao saber que iriam receber seus pedidos de Natal das mãos do próprio Papai Noel. As duas crianças que escreveram cartinhas para o “bom velhinho” são estudantes da Escola São José, uma das escolas participantes da campanha Papai Noel dos Correios. Eles foram convidados para virem à Justiça Federal na tarde da última terça-feira (9/12) para participarem da entrega dos presentes da campanha.
Acompanhados pela professora da escola, Cláudia Barbosa Araújo, e pelos familiares, Caio e Yasmin tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o “bom velhinho” e receber exatamente o que pediram de Natal junto com uma cartinha bem especial. Grislaine Lima Rodrigues (irmã do Caio) e Sophia Cavalcante de Moura (irmã da Yasmin), que acompanhavam seus irmãos foram surpreendidas ao serem também presenteadas pelo Papai Noel durante o evento.
Na ocasião, o diretor do Foro da JFCE, juiz federal Leonardo Resende Martins, proclamou palavras de gratidão aos Correios e afirmou que a campanha é para “irmos além da mera entrega de presente”.
O momento contou com a presença do Diretor Regional dos Correios, Francisco Haroldo Aragão Filho. “Eu sou muito grato por vocês terem participado de uma forma tão bacana, tão plena e terem atendido aos pedidos desses meninos que escreveram cartas para o Papai Noel. Eles estão recebendo não só presentes, mas também esperança e a certeza de que Fortaleza não é uma cidade repartida; que ela pode estar junta, que as pessoas podem dar as mãos e a gente pode fazer uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna”, declarou Haroldo.
Também estiveram presentes o diretor da Secretaria Administrativo da JFCE, Antônio Carlos Marques, o coordenador da campanha no Ceará, Sérgio Dias, e a diretora de secretaria da 14ª Vara Federal, Maria do Carmo Moreira Conrado Pinheiro.
A campanha
A campanha Papai Noel dos Correios completa 25 anos de existência, com o objetivo de manter a magia do Natal e a fantasia da criança em acreditar no “bom velhinho”. Existem três públicos alvos para a campanha: escolas (onde se trabalha o processo criativo de redação, envolvendo a escola, o professor e o aluno; a aprendizagem do endereçamento e utilização do CEP); entidades beneficentes e a comunidade. No estado do Ceará, a ação acontece em Fortaleza e em Juazeiro do Norte. Os Correios do Ceará receberam aproximadamente 8 mil cartas de pedidos de Natal.
Sob a coordenação do assistente social da JFCE, David Pereira Cruz, a campanha na JFCE acolheu diversas cartas escritas por crianças de escolas públicas de Fortaleza. Os servidores e colaboradores da Justiça Federal adotaram essas cartinhas e realizaram os pedidos de Natal dessas crianças. “A gente está aqui prestando conta com os servidores! Claro que por trás de cada presente aqui tem uma porção mágica de muito carinho, amor, afeto e de encontro com alguém que não conhecemos, não sabemos quem é, mas que temos a garantia de que ele está recebendo esse presente”, afirmou David.
A Justiça Federal no Ceará, tomada pela magia do Natal, acolheu com louvor a campanha Papai Noel dos Correios. Foram 100 cartas recebidas pelo Setor de Serviço Social e todas foram adotadas por servidores e colaboradores, distribuindo assim, 100 sorrisos neste Natal.