O Setor Socioambiental da Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou nesta quarta-feira, 25/9, a palestra “Práticas para um uso eficiente e sustentável da água”, ministrada por Dyogo Sales, engenheiro ambiental e sanitarista da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS).
O encontro proporcionou um debate e reflexão sobre educação ambiental, com ênfase no consumo responsável de água. Na ocasião, foram apresentadas ações e medidas para melhorar as práticas de uso desse recurso, incluindo estratégias para evitar o desperdício e promover um consumo mais eficiente.
“Quando começamos a adotar práticas de sustentabilidade, poupamos os recursos naturais, garantindo sua disponibilidade tanto para as nossas necessidades quanto para setores como a agricultura e a indústria têxtil, que dependem da água para a produção de roupas e alimentos, entre outros. Além disso, promovemos a igualdade social, já que a água é um bem de domínio público e deve estar acessível a todos, sem restrições de raça, cor ou gênero.”, ressaltou o palestrante Dyogo Sales.
Sobre o compromisso da JFCE em adotar práticas sustentáveis, a servidora Tatiana Campos comenta: “A JFCE tem trabalhado para integrar a sustentabilidade em nossa rotina. Adotamos o projeto Selo Verde, promovemos o reuso de água, utilizamos o sistema de energia solar nas subseções, mantemos um convênio com uma cooperativa de coleta seletiva, entre outras iniciativas. Além disso, quem possuir dificuldades para realizar a coleta seletiva em casa pode trazer seu material descartável e depositá-lo em nossos cestos ou no contêiner localizado no subsolo.”