Em formato de Webinário, a Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) promoveu nesta sexta-feira, 02/10, o I Encontro de Inovação da 5ª Região, mostra das boas práticas que se destacaram durante a pandemia. A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da corte, desembargador federal Vladimir Carvalho, que enfatizou, na ocasião, “as oportunidades que a tecnologia propiciou nesse admirável mundo novo que estamos usufruindo e que permitiu que o Judiciário reagisse tão rapidamente”.
Já o desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira, Diretor da Esmafe, justificou a realização do encontro ressaltando que o Judiciário está aberto às novas experiências para a melhoria da sua prestação jurisdicional e a sua governança, no que foi corroborado pela juíza auxiliar da presidência, Joana Carolina Lins Pereira, para quem “a inovação é muito mais do que uma tendência. é algo que está chegando com força e a Quinta Região está produzindo e criando muito”.
Na sequência, foram apresentados diversos projetos desenvolvidos no âmbito do TRF5, seguidos por experiências de todas as seções judiciárias da região, encerrando com a Procuradoria da Fazenda Nacional.
A contribuição da Justiça Federal no Ceará (JFCE) focou nas experiências bem sucedidas no âmbito da qualidade de vida de servidores e magistrados, da comunicação social e dos procedimentos licitatórios.
A juíza federal Gisele Sampaio iniciou a sua exposição, ressaltando que, paralelamente à apresentação de tantas práticas de natureza jurisdicional e atividades de suporte, devem ser comemoradas as “ações de inovação voltadas à qualidade de vida no trabalho, às pessoas: magistrados e servidores, responsáveis por fazer a Justiça Federal da 5ª Região um modelo a ser replicado e admirado”. Nesse sentido, discorreu sobre as ferramentas e ações implementadas pelo programa “+VidaJus – Programa de Qualidade de Vida da JFCE”, para assegurar a qualidade de vida e saúde física e psicológica da comunidade profissional da JFCE.
O juiz federal Maximiliano Cavalcanti, por sua vez, compartilhou as ações da área de comunicação voltadas para o público interno e externo, notadamente em relação à retomada das atividades presenciais. Na ocasião, ressaltou as intervenções realizadas, com destaque para a sinalização dos prédios, a produção e edição de vídeos informativos e de medidas preventivas, contemplando as providências adotadas para o novo contexto bem assim as novas regras de acesso aos edifícios da JFCE. Destacou, também, a importância do “Guia das Novas Rotinas de Trabalho”, que se apresentou como um instrumento de informação imprescindível ao alinhamento dos servidores com as diretrizes da instituição firmadas no Plano de Retomada e ao retorno tranquilo e seguro das atividades presenciais. O magistrado foi responsável, ainda, por reportar as soluções de telecomunicação implementadas pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NIT) como o sistema SIGA-ME e a Unidade de Resposta Audível (URA), importantes ferramentas que ampliaram o atendimento remoto via telefone.
Ao final, o supervisor da Seção de Licitação, Elias de Souza, divulgou as soluções incorporadas pela administração para contornar os diversos entraves que surgiram para a aquisição de insumos no contexto da pandemia, especialmente os equipamentos de proteção individual, tudo sem comprometer a exigüidade dos prazos disponíveis, a qualidade dos produtos e a competitividade de preços. Entre as destaques das novas rotinas, o servidor relacionou a realização de compras regionais, as quais possibilitaram um incremento na economia de escala.
Todas as apresentações podem ser assistidas no canal do YouTube do TRF-5. Para ver, clique aqui.