“O portal segue as tendências mundiais de tecnologia, segurança e acessibilidade, aplicadas atualmente em portais coorporativos.”
“Layout mais moderno, aproveitando melhor a tela, busca processual bem mais prática e melhores padrões de acessibilidade”. A qualificação foi atribuída pelo Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Justiça Federal no Ceará – NTI/JFCE, Guilherme Otávio Tavares Lacerda, ao novo Portal da Justiça Federal no Ceará. A partir dessa sexta-feira (01), o Portal da Justiça Federal no Ceará já pode ser acessado, facilitando a vida do cidadão usuário, magistrados e servidores.
O novo Portal da Justiça Federal no Ceará faz parte do projeto de criação de um portal único na 5ª Região, por determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5ª. O objetivo é a unificação dos sites que antes eram desenhados com características distintas para cada Seção Judiciária. Com a unificação e a criação do Portal único, criou-se uma identidade do Tribunal Regional Federal da 5ª Região para todas as seções judiciárias (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), mantendo mesmo padrão de layout.
Adequações
Segundo Guilherme Lacerda, diretor do NTI/JFCE, cada seção judiciária disponibiliza serviços distintos, tais como: acesso a sistemas de consulta (CRETA, TEBAS, Intranet, TJE), bem assim notícias e avisos. O projeto do TRF5ª Região propôs a matriz (wireframe), a partir da qual cada seção judiciária adequa as funcionalidades, ora disponibilizadas em seu site, para esse novo padrão.
Na Seção Judiciária do Ceará, uma equipe de web designers (Seção de Sistemas – Setor de Análise e Desenvolvimento) fez toda a adequação, fazendo a migração de todas as informações e links para o novo Portal.
Qualidade e tecnologia
O novo site ainda carece de complementação, com a implementação de uma ferramenta de suma importância para manutenção do portal: é o Gerenciador de Conteúdos. Essa ferramenta permitirá que o usuário responsável pela divulgação de informações possa fazê-lo de forma independente. A Seção de Comunicação Social, responsável pela divulgação de informações (processuais e institucionais), anteriormente, enviava as informações para setor específico do NTI, que “editava” os textos. Agora, com a implementação do Gerenciador de Conteúdos, a Seção de Comunicação Social fará todo o processo.
O Portal segue as tendências mundiais de tecnologia, segurança e acessibilidade aplicadas atualmente em portais coorporativos. Segundo Andréa Guimarães, web designer (Seção de Sistemas), “o Portal traz uma ótima ferramenta de acessibilidade que não tínhamos antes, o contraste, elemento importante para quem tem certas deficiências visuais”.
O web designer Eurício Santana destaca os estudos feitos pela Seção de Sistemas de acordo com a usabilidade para melhor disposição do conteúdo no portal, atendendo as necessidades de cada usuário e dando mais foco e abrangência aos serviços desenvolvidos pela Justiça. “No novo portal, 80% da ‘home’ são voltados para informação, com ênfase nas notícias e consulta processual facilitada”.
Outra mudança relevante foram as fontes utilizadas: maior espaçamento entre linhas e mudança no tamanho e tipo de fonte possibilitam uma leitura mais confortável, dinâmica e interessante, criando assim maior interação entre a Justiça e o seu público.
Guilherme Lacerda (NTI/JFCE) acrescenta que no Portal haverá disponibilidade também para a interligação com as redes sociais (twitter e facebook) bem assim as produções de assinatura “RSS” (Really Simple Syndication), que é um jeito novo e prático de ficar informado sobre a Justiça Federal.
De certo, bem observa Guilherme Lacerda, no Portal ainda estão sendo feitas algumas adequações no que dizem respeito à atualização de alguns programas, links e outras informações. Asseverou, por outro lado, que os servidores da Seção de Sistemas estão empenhados para prover o Portal de todas as ferramentas necessárias. Afinal, atender bem, com rapidez e qualidade é o ordenamento do Núcleo de Tecnologia da Informação da Justiça Federal no Ceará.