O Diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), juiz federal Alcides Saldanha Lima, visando o planejamento seguro para a retomada gradual das atividades presenciais da Seção Judiciária, bem como a preservação da saúde de magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, advogados e usuários em geral, designou, por meio das Portarias nº 61 e 62/2020, grupos de trabalho para a apresentação de propostas de ações previamente necessárias ao encerramento do regime de plantão extraordinário implementado em razão da COVID-19.
Os atos foram estabelecidos em colegialidade, após análise e deliberação do Conselho Consultivo de Juízes da JFCE, diante da proposta de retomada apresentada pelo Diretor do Foro e pela Diretora da Secretaria Administrativa, Raquel Rolim, em reunião no último dia 20/05.
Os 17 grupos de trabalho constituídos representam todas as áreas de atuação da JFCE, nas esferas administrativas e judiciais. Inicialmente, cada um deverá elaborar planos de atuação, de acordo com suas atribuições, para o restabelecimento gradual dos serviços presenciais na JFCE em fases, consoante previsto na Resolução nº 322, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Esses planos serão avaliados pelo Comitê de Gerenciamento dos Riscos e Respostas às demandas relacionadas à COVID-19, composto pelo Diretor do Foro da JFCE e integrantes do Conselho Consultivo de Juízes, e, após a aprovação, serão executados conforme orientações Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5).