A Seção Judiciária do Ceará outorga nesta quarta-feira, 30/10, às 16h, a Medalha Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense ao Excelentíssimo Senhor Ministro do Superior Tribunal de Justiça Raul Araújo Filho e ao Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal Hugo de Brito Machado.
Instituída pela Portaria nº 757, de 21 de outubro de 2004, a Medalha Juiz Federal Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense representa a mais alta comenda da Justiça Federal no Ceará e se destina a homenagear Magistrados e Juristas que se tenham destacado nacionalmente nos estudos relativos ao Direito e a personalidades civis ou militares que hajam prestado assinalados serviços à Justiça Federal.
PERFIL DOS HOMENAGEADOS
Ministro Raul Araújo Filho – Ocupa o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Cearense, formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Economia pela Universidade de Fortaleza. Foi advogado, promotor de justiça, procurador do Estado do Ceará e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, tendo ingressado através do quinto constitucional em vaga destinada a membro da advocacia. Em maio de 2010, tomou posse como ministro do STJ. No magistério, destacou-se como professor do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza.
Desembargador Federal Hugo de Brito Machado – O jurista Hugo de Brito Machado é um dos tributaristas mais aclamados do Brasil. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará, onde também fez mestrado e especialização em Direito Público. Concluiu o doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Acumula também o título de contabilista. Durante mais de duas décadas atuou como juiz federal de 1ª Instância em Fortaleza e como desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife.