Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou a entrega da Medalha Roberto de Queiroz ao desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima. A cerimônia foi marcada pela presença de magistrados, autoridades, servidores, amigos e familiares do homenageado, para celebrar a trajetória do agraciado.
A honraria foi entregue pela diretora do foro, juíza federal Gisele Sampaio, que também compôs a mesa solene ao lado do desembargador federal Fernando Braga, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); do desembargador federal Leonardo Carvalho, corregedor do TRF5; e da juíza federal Gabriela Fontenelle, que representou a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE).
Em seu discurso, a diretora do foro, Gisele Sampaio, destacou o legado transformador do homenageado: “Não tenho dúvidas, doutor Paulo, que ao longo desses 36 anos de magistratura, o senhor tem produzido um impacto poderoso e duradouro em diversas gerações. São desembargadores e desembargadoras, juízes e juízas, que passaram a incorporar em sua rotina níveis ainda mais elevados de análise e argumentação por força dos seus questionamentos e inspirados por seu exame. E não é apenas uma questão de técnica ou de conhecimento jurídico, mas de uma postura ética, reflexiva e genuinamente comprometida com a justiça.”
Visivelmente emocionado, o desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima agradeceu a homenagem e refletiu sobre a relevância da honraria: “Quando soube que os integrantes da Seção Judiciária haviam aprovado o meu nome para receber a Medalha Roberto de Queiroz, experimentei um sentimento de gratidão e de julgamento, sabendo do cuidado que a Seção tem ao escolher os agraciados. Aliás, isso já foi dito aqui e por mais de uma pessoa. É assim tanto que, instituída em 2004, há vinte anos, somente até agora foram entregues a onze pessoas.”
A Medalha Roberto de Queiroz é uma das mais altas distinções concedidas pela JFCE e reconhece contribuições significativas ao fortalecimento da Justiça Federal e à defesa dos direitos dos cidadãos.
Sobre o homenageado – Natural de Maceió (AL), Paulo Roberto de Oliveira Lima dedicou sua carreira à Justiça Federal. Ele atuou como procurador da República, juiz federal e desembargador federal, tendo presidido o Tribunal Regional Federal da 5ª Região entre 2011 e 2013. Além disso, é professor de Direito e autor de diversas obras jurídicas, contribuindo de forma inestimável para o desenvolvimento da ciência jurídica no Brasil.