Servidor Francisco Oton Falcão Jucá
A Justiça Federal no Ceará (JFCE) outorga no próximo dia 16/11, às 15h, a Medalha Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense ao senhor Francisco Oton Falcão Jucá. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da JFCE.
Francisco Oton Falcão Jucá nasceu em 27 de setembro de 1933, no município de Independência, no Ceará. Servidor aposentado da JFCE, foi nomeado em 18 de agosto de 1967, quando da reinstalação da Seccional, para o cargo de Oficial Judiciário, conforme decreto do então presidente na época Costa e Silva. Tomou posse no dia 5 de setembro de 1967, sendo a ele atribuída uma das três matrículas funcionais mais antigas ainda em uso. Ulteriormente, seu cargo transformado para o de Técnico Judiciário, por meio do Ato nº 370, de 25 de outubro de 1974, do Conselho de Justiça Federal.
A homenagem acontece dentro da programação alusiva às comemorações pelos 100 anos de historia da instituição no Estado. O centenário resulta do somatório dos 46 anos de atividades no início da República até a sua extinção, em 1937, com os 54 anos de funcionamento, a partir da sua reinstalação, em 1967, até 2021. Além da entrega da Medalha Roberto de Queiroz, ocorrerá, ainda, o lançamento do livro que narra a memória institucional da JFCE ao longo desse período.
HONRARIA – Instituída pela Portaria nº 757, de 21 de outubro de 2004, a Medalha Juiz Federal Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense representa a mais alta comenda da Justiça Federal no Ceará e se destina a homenagear Magistrados e Juristas que se tenham destacado nacionalmente nos estudos relativos ao Direito e a personalidades civis ou militares que hajam prestado assinalados serviços à Justiça Federal.