Em novembro, os prédios da Justiça Federal do Ceará – JFCE, na capital e nas Subseções Judiciárias, adotarão a iluminação azul. A iniciativa é uma promoção em apoio à campanha contra o câncer de próstata, internacionalmente conhecida como “Novembro Azul”. O movimento, que visa reforçar a importância para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença foi lançado em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.
Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro, a JFCE estará associada nesse esforço institucional com o objetivo de sensibilizar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-las antecipadamente e também buscando afastar o estigma em relação aos exames de rotina.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, sendo as vítimas, em sua maioria, os maiores de 50 anos, além daqueles com histórico da doença em parentes próximos, como pai, irmão ou filho.