Reunião analisa o andamento de medidas para melhoria desse equipamento público
Com o objetivo de reiterar a importância de ações de inclusão social, reurbanização e segurança na Praça Gal. Murilo Borges, a Direção do Foro da JFCE reuniu-se, na última quinta-feira (17/10), com representantes do Município de Fortaleza e do Governo do Estado. O espaço, situado em frente a este Fórum Federal, tem sido motivo de preocupação para as autoridades, pois assim como vários espaços públicos de nossa cidade, é também cenário de problemas envolvendo a população em situação de rua. “Precisamos acompanhar continuamente essas ações de resgate da acessibilidade à praça e ao seu entorno para garantir a segurança da população que diariamente acorre à Justiça”, destacou o Diretor do Foro, juiz federal Leonardo Resende.
COMPROMISSOS
O secretário da Regional do Centro de Fortaleza, Régis Dias, garantiu que nesta segunda-feira (21/10), terá início a obra de recuperação da praça, envolvendo calçadas, jardins e reativação da fonte. “Já foi concluída a licitação da empresa que efetuará a reforma, inclusive já temos a ordem de serviço para o começo dos trabalhos”, afirmou. O secretário também destacou outras ações como a descentralização do “Natal de Luz”, promovendo a integração das praças.
O secretário titular da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), Cláudio Ricardo, anunciou a conclusão de abrigos e casas de passagem para pessoas em situação de rua. “Esse é um problema complexo e multifacetado, exigindo um ajuntamento de forças e a articulação dos poderes para caminhar no sentido de uma solução”.
O secretário executivo da Secretaria de Segurança de Fortaleza, Azevedo Vieira, explicou que a grande demanda gerada pelas manifestações populares, consumiu o efetivo da guarda municipal durante os últimos meses, mas que a presença dos agentes na praça será restabelecida.
O comandante da 1ª Cia do 5º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Nunes, anunciou que em novembro tomarão posse cerca de mil componentes no efetivo da PM aprovados no último concurso, o que possibilitará uma presença mais constante de seus homens na proteção do entorno da praça. Destacou também a implantação da “Operação Centro Seguro”, implantada em novembro e dezembro, em decorrência do maior fluxo de pessoas nos últimos meses do ano.
No início de dezembro deste ano, as autoridades devem se reunir novamente para avaliar o andamento das ações estabelecidas.