Escola centenária participou do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”, da Esmafe
A Justiça Federal no Ceará recebeu, na manhã de ontem, 28, a visita do Instituto de Educação do Ceará, para a edição de maio do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”. A visita iniciou-se com a execução do Hino Nacional e apresentação do Coral Vozes da Justiça. Em seguida, Flávia Costa e Cláudia Barros, representantes do Projeto Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, falaram sobre o programa de estágios na JFCE.
O Juiz Federal acolhedor desta edição, Bruno Leonardo Câmara Carrá, vice-diretor do foro, apresentou a Justiça Federal aos alunos do Instituto. Durante toda a apresentação, os jovens tiraram diversas dúvidas sobre o poder judiciário e as competências da Justiça Federal. Os estudantes, acompanhados das professoras Ana Carolina Moreira e Maria Eliete Soares, mostraram-se interessados pelo tema.
Logo após, os estudantes seguiram para a visita guiada à 28ª vara federal e às Turmas Recursais, onde foram recepcionados pela servidora Micheli Porto de Freitas. Os jovens tiveram a oportunidade de simular uma Sessão de Julgamento.
Instituto de Educação do Ceará – 129 anos de história
O Instituto de Educação do Ceará foi criado e oficializado através da Lei nº 1790, de 28 de dezembro de 1878, por José Júlio de Albuquerque e Barros, presidente da província, à época da grande seca de 1877-1879, mas só começou a funcionar em 1884. Foi a primeira Escola Normal do Estado do Ceará e completou 129 anos em 22 de março de 2013.
Oferecendo Ensino Médio na modalidade Normal e o Curso de Formação Continuada em Educação Especial e Formação Continuada na Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva tendo aproximadamente 345 alunos, o IEC não é uma escola de comunidade. Sua clientela vem dos mais diferentes e distantes bairros e das cidades circunvizinhas, por oferecer o Curso Normal em Nível Médio, curso profissionalizante que desperta o interesse da população de média e baixa renda, ansiosa por participar, o quanto antes, do mercado de trabalho.
Cumprimento da Meta 4
O Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” faz parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça. A promoção deste evento deve-se ao Núcleo da Escola de Magistratura Federal no Ceará – ESMAFE, na pessoa do Juiz Federal George Marmelstein Lima, com apoio da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, na pessoa do Juiz Federal Leonardo Resende Martins. O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental, a partir da 7ª série, e médio. O objetivo é aproximar os jovens e incentivá-los a conhecer melhor as atividades da Justiça Federal.
Parcerias de sucesso
O Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” conta com a parceria da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região – Rejufe, da Associação dos Juízes Federais do Brasil – Ajufe, Sindicato das Empesas de Ônibus do Ceará – Sindiônibus, Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará – Sintrajufe, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará – STDS e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. As parcerias firmadas são essenciais para o sucesso do projeto.
Concurso de redação
A Esmafe promove, ao final do ano, o concurso de redação que premia os estudantes das escolas participantes. Cada aluno recebe, no dia da visita, uma folha de redação para, em 30 linhas, expressar o que mais chamou a atenção no momento proporcionado na Justiça Federal. Os melhores textos receberão prêmios ofertados pelos parceiros do projeto.
Confira mais imagens da visita do Instituto de Educação do Ceará no nosso perfil do Facebook: fb.com/justicafederalnoceara